Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Geodia marcou a última semana em Caçapava do Sul

Nos últimos dias 18, 19 e 20 de novembro aconteceu O Geodia 2021, evento realizado pelo projeto Geoparque Aspirante UNESCO que firma uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para divulgação e conservação da geodiversidade da região.

Durante o primeiro dia, ocorreu a visita de alunos da educação básica no campus da UNIPAMPA, que aproveitaram um espaço de conhecimentos sobre a região e as maravilhas da geodiversidade como uma Sessão historiada sobre a Preguiça Gigante, visita ao Jardim da Geodiversidade, Caça aos fósseis, além da presença da Novelaria Santa Maria falando sobre o artesanato com lã, entre outras atrações.








Imagens: Equipe Geodia


No dia 19, sexta-feira, ocorreu um Passeio Fotográfico partindo do Forte Dom Pedro II e passando por pontos históricos de Caçapava, fontes de água, pontos de venda e artesanato dos chamados Geoprodutos e parada para um café onde foi degustada a culinária local. O passeio foi aberto para toda a comunidade local.











Imagens: Lislair Leão Marques


O evento também contou com outras atrações para professores, empreendedores e parceiros do Geoparque, como capacitações e conversas sobre empreendedorismo. Para alunos e crianças, ainda houveram oficinas sobre EcoGastronomia, chás e ervas tradicionais, mais um passeio pelas maravilhas naturais da região e abertura de um concurso artístico para despertar a criatividade dos pequenos, com a temática sendo a Preguiça Gigante.


O Geodia se encerrou no sábado, dia 20 e mais uma vez mostrou o quão importante é valorizar as belezas, a cultura, a história e a geodiversidade da região de Caçapava do Sul, por muito tempo esquecida e que aos poucos vem ganhando mais destaque no turismo regional com a ajuda de projetos como o Geoparque. Agradecemos a todos os envolvidos no evento e encorajamos para que hajam mais movimentos como esse acontecendo na cidade e divulgando as maravilhas de Caçapava à toda comunidade.


Texto: Heitor Madeira - Acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIPAMPA e bolsista do Geoparque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário