segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Patrimônio Histórico e Cultural: Forte D. Pedro II

Professora Fátima Beatriz Paz
No sentido de compreender os mecanismos e instrumentos de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e instruir a comunidade para a sua valorização que o Projeto “Caminhos do Sul da América”, juntamente com apoiadores caçapavanos, realizaram nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul, o II WORKSHOP CULTURAL “Patrimônio Merece Respeito”.

O Forte D. Pedro II, tombado em 1938 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi apresentado pela Professora Fátima Beatriz Paz e Arquiteta Alice Leal Vivian.

Para a Arquiteta Alice, que estudou o Forte, em 1840 o Gen. Francisco José de Souza Andrea – Barão Caçapava – solicitou a construção de um Forte, em terreno que havia sido adquirido pela Fazenda Nacional de Manuel Lourenço de Brito.

Em 1848, inicia as obras, e o projeto contemplava hospitais, armazéns, lugar para abrigar 20 mil homens em guerra mais a população da vila de 1500 habitantes.

Em 1956 a mais as obras param, pois o território já não está vulnerável a ataques de inimigos.

A finalidade do Forte era de garantir a segurança de 20 mil soldados. O lugar foi escolhido estrategicamente, pois na época Caçapava do Sul ficava na fronteira e tinha uma das cotas mais altas da região, sendo então ponto estratégico para a visualização do inimigo. A planta do Forte é de forma hexagonal circundada por um fosso seco.

O surgimento de Caçapava é anterior a construção do Forte, pois anteriormente já era um acampamento militar.
Arquiteta Alice Leal Vivian

Nenhum comentário:

Postar um comentário