Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 20 de novembro de 2018

II Workshop Cultural: Prédios Tombados pelo IPHAE em Caçapava do Sul

Caçapava do Sul aporta quatro edificações tombadas, em 1985, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artísitico do Estado (IPHAE): Casa dos Ministérios, Casa Borges de Medeiros, Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção e atual Centro Municipal de Cultura.
Professor João Batista Henriques
Advogada Maria Berenice Gervásio
No II Workshop Cultural “Patrimônio Merece Respeito”, no dia 16 de novembro, no Auditório do IEE Dinarte Ribeiro, um diagnóstico de cada prédio foi apresentado. O Jornalista e Historiador Euclides Pinto Torres e Professor João Batista Henriques falaram sobre a Casa dos Ministérios. A Advogada Maria Berenice Gervásio dissertou sobre a Casa Borges de Medeiros. O Professor Pedro Vanolin Macedo falou sobre a Igreja Matriz. O Secretário Municipal do Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Monteiro, e Secretário Municipal de Cultura e Turismo, João Timótheo Machado apresentaram o atual Centro Municipal de Cultura. Os prédios tombados têm estágios diferentes de preservação, respectivamente: interditada e abandonada; interditada e com processo judicial para restauro já vencido passando para a captação de recursos; restaurada em 2011 e com permanente manutenção; e em conservação e uso mas com necessidade de reparos.
Secretário Municipal de Cultura e Turismo, João Timótheo Machado
Secretário Municipal de Cultura e Turismo, João Timótheo Machado
Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Monteiro
Professor Pedro Vanolin Macedo
Em todos os casos foram relatados entraves e demora nos processos de restauro, manutenção e preservação relacionados ao IPHAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário