Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 20 de novembro de 2018

II Workshop Cultural: Jaguarão Cidade Patrimônio

Palestrantes Arquiteta Adriana Ança e Professor Alencar Porto, fundo cidade de Jaguarão
A experiência bem sucedida associada a preservação de prédios históricos foi apresentado no II Workshop Cultural “Patrimônio Merece Respeito”, no Auditório do IEE Dinarte Ribeiro, no dia de 16 de novembro, pelos técnicos de Jaguarão: Professor Alencar Porto e Adriana Ança.

Jaguarão tem 650 prédios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo Alencar Porto:

“As relíquias arquitetônicas muitas vezes tornam-se a identidade de um povo e de como sua história foi conduzida. Retrata a beleza e as cicatrizes da estratificação social de uma determinada época. Os maravilhosos prédios provocam a curiosidade sobre os mais diversos aspectos do lugar.

Muitas vezes a temática da preservação do Patrimônio Histórico não é bem vista pelo mercado imediatista que considera a manutenção de prédios antigos como um desperdício de dinheiro, e uma barreira que não permite o avanço da modernidade.

Jaguarão conta com um centro histórico, onde seu casario de forma majoritária está muito bem conservado, onde é possível promover ações transversais com: cultura, turismo (Rede Hoteleira e Gastronômica), geração de emprego e renda, promoção da autoestima dos munícipes que por reflexo acaba por abarcar todos os outros setores da vida humana na cidade.”
 Professor Alencar Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário