terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Museu a céu aberto no Forte D. Pedro II com seus Canhões

A construção de um espaço de visitação no lugar, sinalização turística do monumento histórico e iluminação pública do local e retorno dos Canhões contemplam o Museu a céu aberto no Forte D. Pedro II. O Projeto é da atual gestão da SECULTUR e a execução são com recursos do Estado.

Os Canhões de tipologia inglesa possuem emblema de George II e foram instalados no Forte D. Pedro II, na sua construção. Foram retirados do lugar de origem, em 1900, para ir para frente onde hoje é o Centro Municipal de Cultura. Ficaram neste lugar até 1926, quando deu entrada ao Museu Júlio de Castilhos. A retirada desse lugar deu-se por dois motivos:

1. O então governador do Estado, Borges de Medeiros, era alinhado politicamente pelo Júlio de Castilhos e em sua homenagem cedeu ao Museu que recebia o seu nome: Museu Julio de Castilhos;

2. Os canhões ainda funcionavam e para que não caíssem em mãos erradas de inimigos ou partidários, revoltas e revoluções foram retirados deste lugar. Na época, tanto o Rio Grande do Sul como o centro da cidade de Caçapava do Sul eram palco grandes conflitos políticos, de elites e classes.

Para o historiador Juliano Torres Fraga, que também contribuiu para o Projeto, a volta dos Canhões para sua origem no Forte D. Pedro II, representa uma “Vitória histórica”. Veja abaixo imagens dos Canhões.


Texto: Lislair Leão Marques
Imagens: cedidas por Juliano Torres Fraga, editadas.

Um comentário: