terça-feira, 29 de novembro de 2016

A História de Caçapava em quase 500 fotografias

Mapa de Caçapava do Sul
Caçapava, um olhar sobre o século XX, é resultado de anos de trabalho de pesquisa do médico Juarez Teixeira e conta, através de imagens e texto, um pouco sobre a construção da cidade e seus pioneiros. O livro será lançado dia 8 de dezembro, na Escola Estadual Dinarte Ribeiro, às 19h. 

O processo de compilação de fotos começou em 2010, durante as celebrações dos 50 anos do Lions Clube de Caçapava do Sul, e não parou mais. Na época, foi feita uma mostra, com imagens e documentos que estavam espalhados entre a comunidade e foram então identificados e organizados. “O resultado foi a formação de um acervo interessante, que aumentou o meu gosto pelo estudo das coisas deste passado recente. E, o mais importante, despertou a atenção dos caçapavanos por sua história. Sem a colaboração de todos, este livro não teria sido possível”, acrescenta o autor.

Entre os destaques está uma linha do tempo com todos os intendentes e prefeitos que Caçapava do Sul já teve, um mapa da cidade feito pelo conterrâneo André Krusser Dalmazzo, além de muitas imagens históricas, como da construção da Igreja, do Clube União e da primeira ponte do município. O livro faz homenagem a três “personalidades” da cidade - Cabo Toco, Nilo Azambuja e Pedrinho - e traz ainda um capítulo com fotos de casas antigas que resistiram à passagem do tempo.

O levantamento histórico vai até o ano de 2000, deixando aberta a porta para que a história siga sendo contada pelas futuras gerações. Como destacou o escritor Alcy Cheuiche na apresentação do livro, a obra “não é saudosismo” e sim “o desejo de revelar os alicerces históricos de uma cidade que foi capital na República Rio-Grandense e que atravessou dois séculos sempre como protagonista da cultura e da agricultura do Sul do Brasil”.

Dezesseis capítulos, 342 páginas, 460 fotografias.  
Bar do Luizinho
Carreteiro da Saudades
O Patriarca Francisco Poglia e família

2 comentários:

  1. Gracias pelo carinho e divulgação do livro. Numa época em que tudo é virtual, a gente precisa pensar em como será a memória do futuro e a cuidar dos nossos recuerdos. Um abraço forte. Gisele

    ResponderExcluir
  2. Obrigação nossa em contribuir para Cultura e história de nosso lugar.

    ResponderExcluir