terça-feira, 16 de junho de 2015

Do sul ao norte das Américas, Kennicott Mines, Alasca - História

Por Marcelo Spode

Para os que gostam de história, segue abaixo um resumo de um texto do que foram as cidades de Kennicott e McCarthy.

Em Agosto de 1900, dois homens chamados Jack Smith e Clarence Warner estavam explorando a região, até então selvagem, e avistaram uma coisa verde nos rochedos, no alto de algumas montanhas. Não sabiam bem o que era e resolveram ir até lá para ver. Para surpresa dos dois, era um veio de cobre. Análises posteriores mostraram que a pureza do cobre era de 70%, a maior concentração de cobre encontrada no mundo.

Junto com mais nove amigos, os dois fundaram a Chitina Mining and Exploration Company e começaram a explorar a mina. Porém, Stephen Birch, um jovem engenheiro de minas acabou comprando o direito de exploração pouco tempo depois.

Em 1903, a família Guggenheim e J. P. Morgam colocaram dinheiro na empresa e formaram a Kennecott Copper Corporation. O nome da nova empresa e também da cidade foi dado em homenagem ao naturalista Robert Kennicott que explorou o Alasca em 1800.


A empresa teve 5 minas: Bonanza, Jumbo, Mother Lode, Erie and Glacier e todo o minério extraído ia para as instalações de purificação, na própria cidade. Para transportar o cobre até Cordova, foi construída entre 1907 e 1911 uma estrada de trem de 315 km, a Copper River and  Northwestern Railway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário