Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Estande na Feira do Livro

O Projeto Caminhos do Sul da América participa da 26º Feira do Livro em um estande. O evento acontece de 22 de abril a 1º de maio, no Salão Paroquial, no centro de Caçapava do Sul.

Atente-se a pesquisa: uma árvore inteira dá cerca de 50 quilos = 500 folhas = 15 resmas, dependendo da gramatura do papel: a folha de ofício, por exemplo, tem 75g/m².

No Brasil, o eucalipto é a árvore mais usada na fabricação do papel.  Outras espécies de árvores têm rendimento diferenciado: em alguns casos se gasta mais que uma árvore para fazer 15 resmas, em outras, menos. Cerca de 30% do papel produzido é reciclado. A reciclagem, por sua vez, consome mais energia e água, além de utilizar produtos químicos em maior quantidade para conseguir a remoção de todos os residuais. O custo mais baixo do papel reciclado vem do menor custo da matéria prima. A média de consumo de papel por pessoa é de 51 kg por ano. Ou seja, em média somos responsáveis pelo corte de uma árvore por ano.

Então, de quantas árvores se faz um livro? Depende do seu tamanho e qualidade. Um do jeito de evitar o desperdício do papel é o re-uso. Além de reduzir o desmatamento, se poupa energia elétrica, reduz o consumo de água e a poluição dos rios.

Nesta vertente de pensamento que Caminhos do Sul da América, visando o reuso de livros, abraça o Sebo. Em edições anteriores já acontecia na Feira os balaios com os livros usados. Neste ano, com a parceria do projeto os livros estarão em um único Estande, junto com os livros dos escritores caçapavanos.

Participe e visite nosso Estande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário