quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Atividade V Práticas Cognitivas e Criativas

Atividade "Práticas Cognitivas e Criativas" com alunos do nono ano da Escola Cônego Ortiz foi vez da Literatura, oportunizando-os conhecer as publicações de livros de escritores caçapavanos em alusão aos 193 anos de emancipação política de Caçapava do Sul.

Entre o passado da história caçapavana, a realidade que eles vivem, descreveram o futuro: o que queremos quando Caçapava completar 200 anos. Muito bacana. Parabéns, Caçapava do Sul! Plantamos o que queremos colher no amanhã! Este projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc e SECULTUR.


Texto e imagens: Lislair Leão Marques


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

72 anos do EENSA

Celebração dos 72 anos do EENSA com alunos do turno da manhã, aconteceu com a escolha da Rainha da escola. Também teve concursos de bolos e estandartes. 

Parabéns professores e alunos e comunidade dessa Escola formidável!



Texto e imagens: Lislair Leão Marques

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Práticas Cognitivas & Criativas – Atividade V

 

No dia 10 de outubro os alunos do nono ano da Escola Cônego Ortiz tiveram uma abordagem em Literatura com a apresentação do livro “Don Quixote de La Mancha”, de 1605/1615, do escritor espanhol Miguel de Cervantes.

O contexto do livro, do escritor, dos personagens deste clássico foi comentado por Lislair Leão Marques, coordenadora do Projeto Caminhos do Sul da América, junto a Profa. Dirce, da aula de Português. Foi muito apreciado pelos alunos.

O projeto Práticas Cognitivas & Criativas, do Projeto Caminhos do Sul da América também tem o apoio da Lei Aldir Blanc/SECULTUR-Caçapava do Sul/RS.

Texto e imagens: Lislair Leão Marques


Práticas Cognitivas & Criativas – Atividade IV

 

No dia 10 de outubro os alunos do nono ano da Escola Cônego Ortiz realizaram atividades práticas de modo criativo.

Na oportunidade eles aproveitaram reciclados de papel, refletiram sobre o meio ambiente e elaboraram uma arte decorativa graciosa: um passarinho.

O projeto Práticas Cognitivas & Criativas, do Projeto Caminhos do Sul da América também tem o apoio da Lei Aldir Blanc/SECULTUR-Caçapava do Sul/RS.

 


Texto e imagens: Lislair Leão Marques


Dia da Doceira Caçapavana

O universo das Doceiras Caçapavanas é silencioso, no entanto elas dão um giro na economia, bastante expressivo, na nossa região com suas doçuras, tanto na economia solidária como na economia circular. Com esta atividade elas aumentam sua sustentabilidade a si e sua família com o fabrico de doces que movimento os eventos festivos dos caçapavanos.

Há um ano, no dia 4 de outubro de 2023, foi instituído o Dia da Doceira Caçapavana, uma proposição apoiada pelo Vereador Silvio Tolfo Tondo, e aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal e também pelo Executivo Municipal. Neste dia, também foi realizada a 1ª Feira do Doce Caçapavano, uma ideia criada por ocasião das homenagens a elas, no Dia Internacional da Mulher, pelo Projeto Caminhos do Sul da América.

Desde então, as Doceiras Caçapavanas começaram a despertar a força que tem. Desde aí, participaram de duas Expofeira do Sicredi, fizeram a 2ª Feira do Doce Caçapavano, participaram da Expofeira Agropecuária de Caçapava do Sul, realizaram a Caminhada Cívica no Dia 7 de setembro, e nessa semana aconteceu a 3ª edição da Feira do Doce Caçapavano, todos estes eventos com pleno êxito.

Elas são aguerridas: seu empenho com o trabalho não tem tempo ruim! Elas são merecedoras do nosso reconhecimento e valorização.

Parabéns, Doceiras Caçapavanas!

Texto e imagens: Lislair Leão Marques

III Feira do Doce Caçapavano - evento

 

A terceira edição da Feira do Doce Caçapavano aconteceu no Salão Paroquial no dia 2 de outubro de 2024, no centro de Caçapava do Sul. O evento visa oportunizar as Doceiras Caçapavanas promover vendas diretas e encomendas para os eventos de fim de ano. É alusivo ao Dia da Doceira Caçapavana – 4 de outubro – aproveitando os frutos do inverno.

 

Vinte doceiras participaram do evento com doces saudáveis, gourmet, artesanais e também coloniais com a participação de muitas Agricultoras Familiares. Todas tiveram vendas satisfatórias o que animou bastante o coletivo. A cada edição é apresentada variedade e qualidade melhor de Doces

 


O Lançamento do Licor MegaCafé Infusion, por seu criador Rafhael Brum Werlang também foi bastante apreciado.

 

A Feira do Doce Caçapavano é realização do Projeto Caminhos do Sul da América e nessa edição contou com o apoio da Rede Vivo e Dagoberto Barcelos – DB –, e com a parceria da Rádio Haragano.

 Texto e imagens: Lislair Leão Marques

11ª Mostra Cultural Farroupilha

 

Aconteceu na Unipampa-Caçapava do Sul, no dia 18 de setembro, a 11ª Mostra Cultural Farroupilha alusiva a Semana Farroupilha com atividades culturais como a Prosa de Galpão que neste evento com uma roda de conversa tratou sobre Marcações de gado.

Também contou com várias atividades artísticas e também comida e doces campeiros.

O evento acontece anualmente e é organizado por Zilamar Teixeira, Evelton Ferreira e Evandro Gomes.

Texto e imagens: Lislair Leão Marques