quarta-feira, 7 de março de 2018

Professora Maricas: Um século de protagonismo feminino no ensino rural.

Maria Miguelina na sua mocidade.
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, nesse ano de 2018, homenageamos a Professora MariaMiguelina Paz Leão – conhecida por Maricas – que nasceu em 03/04/1908, filha de Miguel dos Santos Paz e Maria Bitencourt Paz. Faleceu em 24/09/1984.
Professor Miguel e seus alunos.
Filha do Professor Miguel – atuou como Professor domiciliar de 1890 a 1940, na região de Caçapava do Sul e arredores –, ela ingressou no magistério aos seus 16 anos, em 1924, como Professora Municipal. Em 1929, foi nomeada por concurso público para reger aula no âmbito estadual na então criada “Escola Isolada de Lanceiros”, localizada no 1º Distrito de Caçapava do Sul, a 9km da sede, onde atuou até se aposentar em 1959. Foi uma das primeiras Professoras de Caçapava do Sul e das poucas funcionárias públicas na primeira metade do século XX, neste município.

Casou-se, no início da década de 30, com Belizário Machado Leão, com quem teve sete filhos: Eloir, Valmir, Vilmar, Vilma, Valda, Valdeck e Valderi. As três filhas também foram educadoras rurais e iniciaram suas atividades na mesma escola.

A escola depois denominada “Escola Rural de Lanceiros” foi fundada pelo Decreto 1029, em 1º de março de 1929, com 29 alunos. Na década de 40 e 60 tem-se registro de maiores quantidades de alunos, chegando a 47 pessoas, em 1942. A partir da década de 70, por conta do êxodo rural, o número de alunos começou a decair e no final dos anos 80, a escola fechou por falta de alunos, chegando a meio século de atividade educacional rural.
Extratos de documentos da Escola Isolada de Lanceiros

Sua filha mais velha, Eloir Leão Marques, iniciou suas atividades em 1947, nesta escola e depois exerceu atividades na Escola Muncipal Santa Bárbara, de 1950 a 1976, na localidade do Santa Bárbara, em São Sepé.
Professora Eloir
A filha Valda Leão de Oliveira atuou no Lanceiros, de 1960 a 1961, depois exerceu suas atividades até se aposentar, em 1986, na “Escola Municipal Coronel Chananeco”, na localidade do Cerrito do Ouro em São Sepé, hoje denominada “Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Chananeco – EMEF”, atualmente um centro de referencia de ensino rural na região.
Professora Valda
A filha Vilma Leão de Freitas iniciou suas atividades 1962, no Lanceiros, na “Escola Rural de Lanceiros”. Atuou nesta escola até se aposentar, no final da década de 80.
Professora Vilma
A segunda e terceiras gerações da Professora Maricas tem-se, também, destaque eximias educadoras. 

Um legado feminino na luta pela educação, eis então!

Segundo alunos, a Professora Maricas foi um exemplo pela sua postura forte. Exercia autoridade com muita vibração, diferenciada no capricho pela caligrafia e deixou rastros espalhados de seus ensinamentos.

No atual cenário de educação e onde as comunidades rurais são perdidas pela desestruturada aceleração urbana, é vital ressiguinificar o seu ensinamento, com a Exposição de 20 imagens “Professora Maricas - Um século de protagonismo feminino noensino rural”, no Espaço Cultural Legislativo, da Câmara Municipal de Caçapava do Sul, com lançamento no dia 8 de março, as 18:45h.

Desse modo, homenageia-se todas as Mulheres Educadoras Rurais do município, através da alusão histórica da Professora Maricas, no Dia Internacional da Mulher.
Extratos do Concurso Público realizado na primeira metade do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário