Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

domingo, 12 de março de 2023

A Vida é um Doce – Atividade 3

Aconteceu no dia 10 de março, a terceira atividade social do ano do Projeto Caminhos do Sul da América. À tarde das vovozinhas do Lar do Idoso Rosinha Borges ficou mais doce, pois elas se deliciaram com uma marmelada, doação de Zilamar Teixeira de Carvalho Ferreira. Depois do lanche elas participaram de uma roda de samba. A atividade contou com a colaboração da Professora Tânia Leão.

Texto e Imagem: Lislair Leão Marques

Workshop “A Vida é um Doce” – Palestra

Autocuidado foi o tema da palestra proferida pela Farmacêutica Lisiane Oliveira, das Farmácias Nicola, empresa parceira do Projeto Caminhos do Sul da América, no Workshop “A Vida é um Doce”. Neste evento aconteceu a homenagem às Doceiras Caçapavanas, evento alusivo ao Dia Internacional das Mulheres.

Texto e Imagem: Lislair Leão Marques


Workshop “A Vida é um Doce” – ET Caçapavano

O personagem ET Caçapavano também prestigiou as homenagens as Doceiras Caçapavanas. Quis abduzir todas elas, só que não: as Doceiras já tinham sidos resgatadas pelas autoridades caçapavanas!

Texto e Imagem: Lislair Leão Marques

Workshop “A Vida é um Doce” – Homenagem às Doceiras

Mulheres que lutam por respeito e igualdade de Direitos Sociais merecem ser homenageadas. Seu espaço de atuação confeccionando doces foi conquistado na comunidade e representam um setor importante na economia caçapavana.

As homenageadas receberam um mimo do Projeto Caminhos do Sul da América nas mãos de autoridades caçapavanas parceiras do Projeto: Secretário Municipal Stener Camargo da SECULTUR, da Secretária Municipal Gislaine Huerta da SEDUC e do Presidente da Câmara Municipal de Caçapava do Sul, Silvio Tondo.

Workshop “A Vida é um Doce” – Roda de Conversa

 

O Projeto Caminhos do Sul da América promoveu um encontro com as Doceiras Caçapavanas homenageadas.

O compartilhamento de experiências pessoais, depoimentos de conquistas e desafios pautaram a fala das homenageadas. A trajetória, de cada uma, reportadas contribuiu para a identificação e integração do grupo.



Texto e Imagem: Lislair Leão Marques

Workshop “A Vida é um Doce” – Webinar

 

Aconteceu no Dia da Mulher, 8 de março, um Webinar “O sabor que vem do mato e do campo” com Suzane Bevilacqua Marcuzzo, professora da Universidade Federal de Santa Maria e gestora do Geoparque Quarta Colônia.

Na palestra a professora mostrou as diversas possibilidades de aproveitamento em doces com frutos nativos do Bioma Pampa como a pitanga, araçá, coquinho do mato, butiá, pimenta rosa e pinhão, entre outros. “Além de explorar e valorar nossos paladares, desenvolver doces com estes frutos promove a preservação das árvores nativas do Pampa”, disse a professora Suzane.

Texto e Imagem: Lislair Leão Marques

domingo, 5 de março de 2023

A Vida é um Doce - Doceiras Caçapavanas

Eu plantei um pé de amor/ no fundo da minha vida/ a semente foi brotando/ primeiro criou raiz/ da raiz nasceu o broto/ do broto nasceu o caule/ do caule nasceu o galho/ do galho nasceu a folha/ da folha nasceu a flor/ e da flor nasceu o fruto/ e o fruto era verde/ depressa ficou maduro/ e com ele eu fiz um doce/ que eu dei pra você provar/ que eu dei pra você querer/ que eu dei pra você gostar. 

“Noção de Biologia” de Ricardo Azevedo

 O que há de melhor que um doce? Uma porção de doçura, na medida exata, nos alimenta de energia e nos dá leveza. No desenrolar da embalagem já podemos sentir pertencentes a um momento abençoado.

Quem são elas que elaboram doces receitas? Quem são elas que fabricam carinho, despertam olhares atentos, apetites e alegrias? Quem são elas que adoçam nossas vidas com seus produtos competentes, que lhes dão sustento a si e a suas famílias? – Elas são as Doceiras que serão homenageadas, pelo Projeto Caminhos do Sul da América, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, na sua sétima edição, a se realizar no Workshop “A Vida é um Doce”. Representam todas elas:

Agricultora e produtora de doces na agroindústria Recanto do Irapuá, é coordenadora da Comissão das Mulheres trabalhadoras Rurais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Produz delícias de Algodão Doce, em potes ou pirulitos, doces sabor de infância. 

Produz doces que representam o território Geoparque-Caçapava, proprietária da Doces´s Feitiço.


Produz quindins, com a tia Denise, com receita da avó Alzira.

Dezoito anos no ramo de doces caramelados, glaciados e personalizados para festas. É grata a Laci Salermo pelo aprendizado. 

Proprietária de Sabores Com_Criatividade, oferece cursos, oficinas e consultoria em gastronomia. 

Produz bolos e salgados há mais de 28 anos

Proprietária da Gourmet Fest, atua há mais de trinta anos no ramo de festas,
produzindo doces e bolos tradicionais.

Produz tortas, há dez anos para a Padaria Modelo, tem amor a confeitaria.

Proprietária da Sensatio Brigadeiros Gourmet, desde 2015, produz brigadeiros, bolos e doces para eventos especiais. 

Sócio-proprietária da franquia Cacau Show em Caçapava do Sul.

Sócio-proprietária da franquia Cacau Show em Caçapava do Sul.

Adoça a vida dos caçapavanos, com doces e bolos, e
é feliz em conquistar felicidades com que produz.

Na Pandemia usou imaginação para complementar a renda do Artesanato
 na produção de suspiros e pirulitos de cristal, com sucesso.

Servidora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, adoça com doces e compotas eventos pelo amor a cultura,  história e tradições gaúchas.

Elas elaboram com amor e carinho muitos doces caçapavanos e agradecem sua clientela. Gabriela Huerta conta que quindins feitos por ela são especiais, pois remetem lembranças da avó Alzira – ela sempre fazia com receita original de um confeiteiro de Portugal, onde é a origem deste doce – e tem o simbolismo das festas de reunião da família de fim de ano e este doce não pode faltar, pois representa fartura.

O Dia da Mulher é comemorado no mundo no dia 8 de março. É uma celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. O Projeto Caminhos do Sul da América renova as lutas desta importante data e realiza esta homenagem que tem apoio da SECULTUR, Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e Geoparque-Caçapava do Sul, Rede Vivo, Farmácias Nicola e Padaria Modelo.

Felicidades, dada aos potes, as Doceiras homenageadas representantes de todas outras mulheres caçapavanas. Que toda Doçura e todos Direitos transformem-se em realidade!

Texto e Imagens: Lislair Leão Marques

A Vida é um Doce - Atividade 2

A segunda atividade social, 2023, do Projeto Caminhos do Sul da América na temática "A Vida é um Doce" aconteceu no dia 1° de março, Mês alusivo as lutas dos Direito das Mulheres, no Recicla Pampa quando as cinco catadoras mulheres trabalhadoras desta recicladora foram acolhidas com Doces e prosas.

Elas desempenham importante trabalho ambiental com a coleta de reciclável e disso tem seu sustento! Colaborar com a coleta seletiva é um bem a todos nós!

Esta ação teve apoio da Rede Vivo.

Caminhos do Sul da América

Texto e Imagens: Lislair Leão Marques