Fonte: livro “Caçapava,
um olhar sobre o século XX” de Juarez da Rosa Teixeira.
Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, maio 2017. |
Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, maio 2017.
|
Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, maio 2017. |
No começo do século passado Caçapava não tinha escolas, somente algumas aulas. Eram ofertadas por pessoas de famílias mais tradicionais, que tinham tido a oportunidade de estudar fora e, no seu retorno, davam aulas particulares para pequenos grupos de alunos.
Somente em 19 de outubro de 1919 o governo Estadual criou em Caçapava um “Grupo Escolar”, reunindo nele as quatros “aulas” isoladas existentes na cidade, a cargo das professoras Valdemira Pinto Medeiros, Januária Carvalho Leal e do professor Américo Saldanha de Moraes. Valdemira foi escolhida a diretora do novo colégio, que começou a funcionar no prédio da esquina das Ruas General Osório e Júlio de Castilhos, um dos mais importantes endereços da cidade.
Em 1921, o grupo escolar passou-se a chamar-se Colégio Elementar de Caçapava e, em 1936, recebeu a denominação Colégio Elementar “Dinarte Ribeiro”. Durante o governo do General Flores da Cunha foi construído o novo prédio para a escola, na Rua 15 de Novembro, em frente, a Igreja Matriz. A inauguração ocorreu em 20 de setembro de 1035, como parte das festividades do centenário da Revolução Farroupilha, mas somente em 1937 a escola transferiu-se para o novo endereço.
Em 1939, pelo novo regimento das escolas primárias, o colégio voltou a chamar-se “Grupo Escolar”. Em 11 de julho de 1962 foi criada a Escola Normal Dinarte Ribeiro e, assim, o Grupo Escolar foi transformado em “Curso de Aplicação da Escola Normal Dinarte Ribeiro”.
Em 1979, recebeu a denominação de Escola Estadual de 2° Grau Dinarte Ribeiro e em 2000 foi alterado para Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro (IEEDR).
Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, maio 2017. |
Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, maio 2017. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário