Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sessão Solene em homenagem aos 182 anos de Caçapava do Sul

 
A premiação do “Concurso Cultural Expresse seu Amor por Caçapava do Sul”, promovido por Jornal do Pampa, Caminhos do Sul da América e Flor de Tuna aconteceu na plenária da Câmara Municipal de Caçapava do Sul, no dia 21, às 19h, com a entrega dos certificados e prêmios dos classificados e vencedores. Também uma mostra das charges e fotografias foi exposta no hall da Câmara.

Estiveram presentes familiares, convidados, secretários de município e a comunidade caçapavana. O Vereador Silvio Tondo Tolfo foi o orador em nome dos Vereadores e exaltou as belezas de Caçapava do Sul e a importância deste concurso cultural que aproxima a comunidade ao parlamento caçapavano. Representando as entidades organizadoras, Lislair Leão Marques fez o seu discurso falando como foi o desenvolvimento do projeto, e que o concurso foi um grande sucesso, pois teve muitas adesões do público. 

Vereadores, propositores e participantes do concurso e ainda, a comunidade caçapavana festejam com demonstração de afeto o amor por Caçapava do Sul que completa no dia 25 de outubro, 182 anos de emancipação política.

A sessão Solene teve a participação da música Juliana Miranda que tocou e cantou a música “Portal das belezas do Pampa” e Theodora dos Santos Oliveira leu o poema vencedor do concurso.

Concurso Cultural – Expresse seu Amor por Caçapava do Sul – Charge infantil


O concurso “Expresse seu amor por Caçapava do Sul” foi promovido pelo Jornal do Pampa, Caminhos do Sul da América e Flor de Tuna Cia de Aventura, com o apoio da Câmara de Vereadores e de empresas locais.

As Charges, na categoria infantil teve a especial participação dos alunos de 5 a 6 anos da Prof. Marize, do primeiro ano do Colégio Coeducar. Os classificados foram: Diogo Amestoy Pereira (primeiro colocado), Guilherme Araújo Barcelos Peixoto e Ana Julia Moraes de Castro.

Nossa Caçapava foi expressada por singelos desenhos e com uma percepção incrível:  escolas, o transito, as praças, os espaços de skate, a igreja, as edificações de patrimônio histórico e muitos arco ires... comovem e enchem de esperanças de uma Caçapava do Sul cada vez melhor.

A premiação aconteceu em sessão solene em homenagem aos 182 anos de emancipação política do município, no dia 21, às 19h na Câmara Municipal de Caçapava do Sul.

Confira a charge aqui.

Concurso Cultural – Expresse seu Amor por Caçapava do Sul – Charge adulto

O concurso “Expresse seu amor por Caçapava do Sul” foi promovido pelo Jornal do Pampa, Caminhos do Sul da América e Flor de Tuna Cia de Aventura, com o apoio da Câmara de Vereadores e de empresas locais.

O vencedor na categoria charges adulto foi o participante Juliano Teixeira Porto.

A premiação aconteceu em sessão solene em homenagem aos 182 anos de emancipação política do município, no dia 21, às 19h na Câmara Municipal de Caçapava do Sul. 

Confira a charge aqui.

Concurso Cultural – Expresse seu Amor por Caçapava do Sul – Poesia


O concurso foi promovido pelo Jornal do Pampa, Caminhos do Sul da América e Flor de Tuna Cia de Aventura, com o apoio da Câmara de Vereadores e de empresas locais.

As 88 palavras sobre Caçapava do Sul, na categoria poesia, dos autores participantes do Concurso Literário “Expresse seu amor por Caçapava do Sul” foram analisadas pelos jurados conforme o regulamento.

Os classificados foram: Jacques Duarte Cassel(primeiro lugar), Juliano Teixeira Porto, Maria Luciana Bitencourt Madrid

A poesia de Juliano Teixeira Porto também teve a maior votação popular, com 53% dos 382 votos.

A premiação aconteceu em sessão solene em homenagem aos 182 anos de emancipação política do município, no dia 21, às 19h na Câmara Municipal de Caçapava do Sul.

Veja as poesias classificadas em:

Caçapava e o tempo

Por Jacques Duarte Cassel

Poesia classificada, em primeiro lugar, no Concurso Cultural “Expresse seu amor por Caçapava do Sul – 182 anos”. 

No princípio

Vulcões, magma

Vento, rochas

Vida

Mata virgem

Megatério

Charruas

Clareira na mata

Luta de fronteiras

Acampamento militar

Paragem de Caçapava

Aventureiros, bandeirantes

Tropeiros, sesmeiros

Povoamento

Água de bica

Fonte do mato

Fonte do conselheiro

História viva

Capital Farroupilha

Casa dos Ministérios

Forte Dom Pedro Segundo

Igreja Matriz

Ossos do megatério

Presença Centenária

Figueira do Conselheiro

Magnólia da Rua Quinze

O testemunho das pedras

A do Segredo

Guaritas

Paralelepípedos

História incrustada

Na terra

Nos campos

Nas ruas

Na memória ancestral

Grande afeto

Respeito

Dever

Transmutam-se

                   Em

                      Preservação

Concurso Cultural – Expresse seu Amor por Caçapava do Sul – Crônica


O concurso foi promovido pelo Jornal do Pampa, Caminhos do Sul da América e Flor de Tuna Cia de Aventura, com o apoio da Câmara de Vereadores e de empresas locais.

As 88 palavras sobre Caçapava do Sul, na categoria crônica, dos autores participantes do Concurso Literário “Expresse seu amor por Caçapava do Sul” foram analisadas pelos jurados conforme o regulamento.

Os classificados foram: Edison Aran Nunes Krusser (primeiro lugar), Jacques Duarte Cassel e Oldemar Santos.

A crônica de Edison Aran Nunes Krusser também teve a maior votação popular, com 64% dos 53 votos.

A premiação aconteceu em sessão solene em homenagem aos 182 anos de emancipação política do município, no dia 21, às 19h na Câmara Municipal de Caçapava do Sul.

Veja as crônicas classificadas em:

Caçapava, Mãe Acolhedora

Por Edison Aran Nunes Krusser 

Crônica classificada, em primeiro lugar, no Concurso Cultural “Expresse seu amor por Caçapava do Sul – 182 anos”.

Caçapava da neblina que toca o topo do morro, se misturando às almas dos pioneiros revisitando o Forte inacabado. Das fontes que brotam lágrimas renovadas, alimentando cascatas brilhantes, deste abençoado georrico. D’uma clareira que espera iluminada a visita do prometido. Amada que ama com um amor que nos atravessa. Esperança n’Assunção guiando o braço deste povo brioso. Segredos levados pelo vento, para o vão da pedra. Da lembrança de heróis numa temporalidade que nos toca... E se vai. Saúdo! Símbolo da força e fibra, próprias dos Do Sul.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cerâmica: Identidade e Memória

A artista Mary Inês Vivian resgata através de extensa pesquisa a sua identidade como descendente dos índios nativos de Caçapava do Sul, os Charruas e apresenta como produto interessante peças de cerâmica na conjunção de sua paixão pelo barro e pela forte admiração pela cosmologia dos indígenas sul-americanos.

No dia 20, no Centro Municipal de Cultura de Caçapava do Sul, aconteceu um vernissage: “Cerâmica: Identidade e Memória” com a mostra das peças. Na ocasião também houve um sarau musical com Carlos Magno Vivian onde foram apresentadas algumas composições nativas de sua autoria.
 

A Arca Gaúcha

A ceramista caçapavana Mary Inês Vivian tem como um de seus produtos a Arca Gaúcha, que faz muito sucesso pela sua graciosidade.
Confira nas imagens:

sábado, 19 de outubro de 2013

Selecionados do Concurso Cultural “Expresse seu amor por Caçapava do Sul – 182 anos”


Charges categoria infantil - vencedor: 
Diogo Amestoy Pereira – 6 anos – Coeducar

Charges adulto infantil - vencedor:
Juliano Teixeira Porto - MBA em Gestão de Negócios 

O concurso "Expresse o seu amor por Caçapava do Sul - 182 anos" promovido pelo Jornal do Pampa, projeto "Caminhos do Sul da América" e Flor de Tuna com apoio da Câmara Municipal de Caçapava do Sul e empresas caçapavanas já tem selecionados.

Na Sessão Solene em Homenagem aos 182 anos de emancipação do município e a premiação do “Concurso Cultural Expresse seu Amor por Caçapava do Sul” na Câmara Municipal de Caçapava do Sul, no dia 21, às 19h, além do recebimento dos certificados e prêmios dos selecionados e vencedores, acontece também a exposição das Fotografias e Charges dos participantes do concurso e revelação dos primeiros lugares. Participem!

Para o Concurso Literário ainda está valendo, até às 21h do dia 20 uma votação popular. Confira aqui as poesias selecionadas e faça o seu voto valendo para este certame, para os primeiros colocados em cada categoria uma camiseta, gentileza de Minas Outdoor Sports 

1. Concurso de Charges

Conforme o regulamento os selecionados e vencedores são:

Caçapavanos alunos do Ensino Fundamental

Vencedor: Diogo Amestoy Pereira – 6 anos – Coeducar

2° lugar: Guilherme Araújo Barcelos Peixoto – 5 anos - Coeducar

3° lugar: Ana Julia Moraes de Castro – 5 anos - Coeducar


Caçapavanos alunos ou pelo menos com certificado do Ensino Médio

Vencedor: Juliano Teixeira Porto - MBA em Gestão de Negócios 


2. Concurso Literário 

As “88 palavras” dos autores participantes do Concurso Literário “Expresse seu amor por Caçapava do Sul” foram analisados pelos jurados conforme o regulamento.


Categoria Poesia:

Jacques Duarte Cassel

Juliano Teixeira Porto 

Maria Luciana Bitencourt Madrid


Categoria Crônica:

Edison Aran Nunes Krusser

Jacques Duarte Cassel

Oldemar Santos


3. Concurso Fotográfico

Foram analisados os critérios que compunham o regulamento, sendo eles: coerência com o tema, emoção captada pela foto, beleza plástica da imagem, ausência de edição e criatividade na legenda. Confira abaixo o nome dos autores das fotos em ordem alfabética.

Carlos Arthur Saldanha Dias

Carlos Arthur Saldanha Dias

Ernani Busatto Veloso

Franciele Teixeira

Graziela de Castro Alves

Guilherme Félix

Jacques Duarte Cassel

Juliano Teixeira Porto

Lucilene Elvira dos Santos Porto

Stener Camargo de Oliveira

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Expresse o seu amor por Caçapava do Sul

 
Para homenagear os 182 anos de Caçapava do Sul que os projetos Caminhos do Sul da América e Flor de Tuna e ainda, o Jornal do Pampa, com o apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e empresas locais, promovem um Concurso que oportuniza todos os caçapavanos a expressarem o seu amor pelo nosso município através de 88 palavras, por charges ou por fotografias.

Os primeiros colocados das três categorias serão amplamente divulgados e publicados, receberão certificados e serão agraciados com prêmios em sessão solene na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul no dia 21 de outubro. Os temas específicos com foco em Caçapava do Sul das três categorias e a premiação estão estabelecidos nos Regulamentos que se encontram site do Jornal do Pampa e nos blogs “Caminhos do Sul da América”, “Flor de Tuna” ou “88 Palavras”.

O 1° Concurso de Charges: Caçapava do Sul 2013 visa estimular e potencializar talentos, além de promover a expressão em imagem associada à reflexão sobre a necessidade de preservação do ambiente urbano de Caçapava do Sul. É possível acessar o regulamento em: http://artedoscartunistas.blogspot.com.br/, caçapavanos, estudantes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, ou portadores do certificado de conclusão deste último, podem se inscrever através do e-mail: artedocartunista@gmail.com.

O Concurso literário contempla o tema: Caçapava do Sul em 88 palavras, onde os participantes poderão homenagear os 182 anos da cidade através de 88 palavras. Este concurso propicia aos participantes um processo do olhar a cidade e a transformação desta leitura em uma atividade lúdica e prazerosa, podendo trabalhar com poesia ou crônica. O concurso é dirigido a todos caçapavanos natos, acima de 16 anos. O regulamento está disponível em: http://88palavras.blogspot.com.br, e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: 88palavras@gmail.com.

A 3º edição do Concurso fotográfico apresenta a temática: Caçapava do Sul, Capital do Carinho. Onde os caçapavanos poderão apresentar imagens que demonstrem a afeição pela cidade, podendo apresentar fotografias que contemplem características geográficas ou sociais voltados ao carinho de vivenciar nesta terra. Para caçapavanos  de qualquer idade, natos, ou que adotaram Caçapava do Sul como sua cidade. O olhar do fotógrafo deve estar voltado para ações ou lugares que transmitam o sentimento de carinho, devidamente descrito em uma breve legenda. O regulamento está disponível no site do Jornal do Pampa: www.jornaldopampa.com.br, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: jornaldopampa@gmail.com.

O Tropeiro Que Se Fez Rei

 
O coronel Pedro Luis da Rocha Osório foi um dos maiores empreendedores da cidade de Pelotas, marcando uma etapa de transformação na economia riograndense. Atuou como político, filantropo, industrial, charqueador, pecuarista e ozicultor. Acreditava na evolução econômica através de uma agricultura nacional e progressista.

Natural de Caçapava do Sul nasceu em 1854. Iniciou sua vida profissional aos quatorze anos como tropeiro e pela sua visão empreendedora transformou-se num dos homens mais importantes de Pelotas. Abolicionista e republicano atuou como político, filantropo e industrial. Faleceu no incío da década de 30.

Com uma pesquisa de oito anos de sua vida, sua bisneta Vera Rheingantz Abuchaim, lançou nesta quarta-feira (25) o livro “O Tropeiro Que Se Fez Rei” que descreve e retrata a vida de Pedro Osorio.

Os descendentes da família Osorio de Caçapava do Sul, Volnei Freitas, Eno Osório e Lislair Leão Marques, se fizeram presente no grandioso evento que aconteceu na Bibioteca Pública de Pelotas.