Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 26 de junho de 2012

Blog “Caminhos do Sul da América” completa um ano

Média de acessos e mapa de visualização dos países
Uma das ferramentas de mobilização do projeto “Caminhos do Sul da América” é este blog, que completa nesta segunda quinzena de junho, um ano. Outros meios de divulgação do projeto são mostras fotográficas, palestras e publicações de livros.

Os “posts” do blog começaram com publicações semanais de imagens, acrescida de breves comentários da viagem que envolve um itinerário, quase todo por via rodoviário, que atravessa o sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e os países vizinhos Uruguai, Argentina e Chile.

Observado o interesse ao tema e região e, sobretudo a identidade cultural latina, iniciou-se o projeto de desenvolvimento turístico regional associado aos aspectos culturais do sul da América do Sul. E desse modo, o blog passou a apresentar as ações do projeto.

Essa ferramenta conta com o apoio do Provedor Farrapo que hospeda este blog contribuído para acessos diários, atingindo em um ano o que estatísticas revelam a seguir:

Visualizações de página por país:
Brasil
8.362
Estados Unidos
305
Alemanha
66
Rússia
41
Chile
32
Uruguai
21
Reino Unido
18
Canadá
15
Argentina
14
Portugal
11
Colômbia
5
França
2
Hong Kong
1
Letônia
1

Principais sites de referência:

Principais palavras-chave de pesquisa:
caracoles chile, cidade de caçapava do sul, 10 sentinela de caçapava do sul musica ganhadora, rio mapocho santiago, poluição do rio com resíduos de cobre, caminhos do sul da américa, colonização italiana em caçapava, estadio centenário, fauna pampa, governo montevideo.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vencedores da 10° Sentinela da Canção Nativa

 
A décima edição da Sentinela da Canção Nativa aconteceu nos dias 21 a 24 de junho em Caçapava do Sul. Quinze músicas finalistas foram classificadas das 28 selecionadas de mais de 700 inscritas para o festival. 

Equipe do projeto “Caminhos do Sul da América” conferiu as grandes vencedoras:

1º Lugar: O Poema Rabiscado
Ritmo: Canção
Letra e Música: Volmir Coelho

2º Lugar: Armada
Ritmo: Milonga
Letra: Alex Cabral/ Diego Müller / Rafael Ferreira
Música: Marcelinho de Carvalho

Música Mais Popular e 3º Lugar: Se a Vida Convida (Milonga-Canção)
Letra : Mauro Dias
Música:Cleber Brito

Melhor Arranjo, Tema Campeiro e Melodia: Armada
Ritmo: Milonga
Letra: Alex Cabral/ Diego Müller / Rafael Ferreira
Música: Marcelinho de Carvalho

Melhor Letra: A Flor do Cabo da Faca
Ritmo: Chamarra
Letra: Filipe Corso/ Rafael Ferreira
Música: Filipe C. Corso

Melhor Instrumentista: Jean Kirchoff


Confira o vídeo da canção vencedora:


domingo, 24 de junho de 2012

3° Noite da Sentinela da Canção Nativa

Após de muita emoção da platéia presente no terceiro dia da Sentinela da Canção Nativa a noite encerrou com o resultado das dez canções classificadas na fase estadual. São as seguintes canções:

Punhal de pluma de Mariane Acordi,
Maria de Raineri Sphor,
A flor do cabo da faca de Ricardo Bergha e Marelo Oliveira,
Tropilha morta de Leandro Teixeira,
 Na ponta do pala de Marcelo Oliveira,
Armada de Dartagnan Portella,
Depois dos campos abertos de Fabrício Marques e Fabiano Bacchieri,
E Florêncio tinha um sonho de Jean Kirchoff,
O poema rabiscado de Volmir Coelho e
Aquele jeito de Felipe Dias e Fabrício Ocaña e Grupo Mogango Maleva.
 


sábado, 23 de junho de 2012

2° Noite da Sentinela da Canção Nativa



A equipe do projeto “Caminhos do Sul da América” marcou presença no festival de música nativa gaúcha que acontece em Caçapava do Sul. Na segunda noite, aconteceram as apresentações de Dante Ramón Ledesma, canções que concorrem à fase estadual e no final o show Élton Saldanha.

Uma das canções concorrentes, foi uma toada, de letra de Mateus Neves da Fontoura, música de Paulo Fleck e Juliano Moreno, da cidade de Porto Alegre e Santana do Livramento. Com título “Sobre a Roda da Carreta” cuja parte da canção canta:

“Choram as rodas silentes,
Canta a calhandra a sua sina
Como se a pampa da gente
Restasse mais teatina
Plantando ausências na estrada
Perdida além das retinas:
Canta a calhandra meu pranto
Canto que não se termina!”

sexta-feira, 22 de junho de 2012

10° Sentinela da Canção Nativa

“A vida como um barco,
Que vai singrando o tempo;
E a faca afiada do tempo,
Vai cortando a vida;
E nesta vida renhida,
Vão se cumprir um encargo;
Para ver que o lo largo,
São partes da mesma lida.”

Parte da composição da música “De tempo e Vida” de rítimo Chacarera, letra de César Tiarajú Machado de Souza e música de Renata Barros e Mano Paz que se apresentaram na décima edição da Sentinela da Música Nativista, na fase local, na 2º Capital Farroupilha que é Caçapava do Sul.
A Sentinela acontece até o dia 24 de junho, com atrações de shows de músicas nativistas além das músicas concorrentes. A equipe “Labradores do Caminhos do Sul” também acompanha o evento.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ponto de Cultura Clareira da Mata

Centro que tem como meta divulgar a cultura gaúcha, promover a integração, elevar a auto-estima, minimizar as diferenças econômicas e sociais, e ainda envolver crianças, jovens e adolescentes nas atividades culturais. Proporciona oficinas de artesanato, dança culinária regional, indumentária gaúcha e música e informática com laboratório multimídia a todos interessados.

Localizado no CTG Clareira da Mata, o Ponto de Cultura em Caçapava do Sul, possui acervo atualizado de livros que são disponíveis a comunidade em geral.

Veja mais sobre o Ponto de Cultura em:



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Labradores dos Caminhos do Sul

Na segunda terça-feira de junho de 2012, aconteceu a primeira reunião do “Labradores dos Caminhos do Sul” quando nesta sessão entrou em ação a execução das atividades do projeto “Caminhos do Sul da América” deste ano.

O grupo multidisciplinar formado a partir da primeira reunião de trabalho do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Turístico de Caçapava do Sul – Nidetur – da UNIPAMPA, será responsável por estudos e pesquisas no âmbito local visando a integração e interação a toda região delimitada dos caminhos do sul.

Os estudos e ações, deliberadas previamente pelo grupo, definidas por curto, médio e longo prazo, visam melhorias das infra-estruturas e serviços do setor turístico.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sessão de Autógrafos do Livro

Na ocasião do almoço campeiro realizado na Chácara do Forte os autores do livro “Caminhos do Sul da América” também autografaram os livros para familiares e amigos que estiveram presentes ao evento.

O livro teve o patrocínio da Inducal e apoio cultural da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e SiteTNT.

Comida Campeira

O lançamento do livro “Caçapava do Sul – Caminhos do Sul da América” aconteceu na Chácara do Forte quando na oportunidade foi servido um almoço campeiro promovendo a culinária local e fortalecendo a gastronomia pampeana gaúcha como o “arroz carreteiro”, o “kibebe” e o “feijão mexido”, além das saladas de legumes e verduras de produção local.

Museu de Pedra Prof. Eduardo Marin

Fotos de Jacques Cassel e Johnatan Osório

Umas das ações do ano de 2012, no âmbito local do projeto “Caminhos do Sul da América”, visa por melhorias na infra-estrutura do Museu de Pedras Prof. Eduardo Marin. O museu localiza-se nas Guaritas e é formado por amostras pedras da região de Caçapava do Sul e outras de significado e importância técnico-científico, todas de acervo particular do Prof. Eduardo Marin.

Livro "Caçapava do Sul - Caminhos do Sul da América"

O livro “Caçapava do Sul – Caminhos do Sul da América” é uma das ferramentas de mobilização e disseminação do projeto “Caminhos do Sul da América” que tem foco o desenvolvimento turístico da região.

Esta edição tem imagens e depoimentos de viagens à região do sul da América do Sul e de atrativos turísticos de Caçapava do Sul que é um ponto viário de toda região sul. As fotografias são de autoria de Johnatan Osório, Lislair Leão Marques, Marcelo Spode e Maximilian Fries.Tem 60 páginas e foi editado na Gráfica Jacuí com a tiragem de 550 livros.