Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Concurso Cultural 2020 - Resultado

“Segue o teu destino. /Rega tuas plantas./Ama as tuas rosas./O resto é a sombra/De árvores alheias.” Fernando Pessoa

Existe uma profusão de cores, formas, texturas e perfumes a se perder de vista nos campos caçapavanos, ao contemplá-los somos capazes de afagar as mentes, assim como, os ricos jardins do interior das residências, nesse ano de 2020 afetado com a pandemia do Covid 19.

É neste contexto que o Projeto Caminhos do Sul da América, em parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, promoveram o “Concurso Cultural 2020” para celebrar 189 anos de emancipação do município de Caçapava do Sul, no dia 25 de outubro.

A mais de sete meses se ajustando aos Decretos com os Protocolos da Covid 19, transpassando um inverno rigoroso, veio a primavera que carregou de ânimo os participantes do Concurso Cultural 2020 que presenteiam o aniversário de Caçapava do Sul com crônicas e poesias – “O Melhor e o Pior da Pandemia do Covid 19” em “88 Palavras” e fotografias sobre “Jardins Caçapavanos”.

Foi apresentado pelos participantes expressões que caracterizam e fotografa bem a vivencia nesses tempos, tempo este que nos é precioso, regados de esperanças além da Pandemia.

Os classificados da categoria literário “88 Palavras” são: Newton Fontoura Gomes (Troféu Poesia), Edison Aran Nunes Krusser (Troféu Crônica), Geruza Cassol e Isa Dóris Teixeira de Macedo. Todos receberão Certificado de participação do Concurso Cultural 2020.

Os classificados da categoria fotografia são: Juliano Porto (Troféu – Foto: A primavera colorindo e trazendo fé aos Caçapavanos.), Isa Dóris Teixeira de Macedo, Rita de Fátima Freitas Rocha, Carmem Suzanita Teixeira dos Santos. Todos receberão Certificado de participação do Concurso Cultural 2020.

Desse modo, homenageamos nossa querida Caçapava do Sul e seu povo nesses 189 anos. Também apresentamos condolências aos acometidos e pelas perdas pelo Covid 19, assim como, reverenciamos todos os profissionais que estão no enfrentamento dessa Pandemia.

Devido ao não retorno as aulas, até esse momento, a categoria do Concurso “Desenho Infanto-Juvenil” foi cancelada. Com o pensamento da Nobel de Literatura 2020, Louise Glück: “Nos olhamos para o mundo uma única vez, na infância. Todo o resto é memória.” Finalizamos com o apelo: cuidemos de nossos caçapavaninhos!

Concurso Cultural 2020 - Fotografias

Fotografias classificadas para o Concurso Cultural 2020, com o tema "Jardins Caçapavanos", alusivo ao 189 anos de emancipação política de Caçapava do Sul, que ocorre em 25 de outubro.

1. Carmem Suzanita Teixeira dos Santos - Flores do Meu Jardim 1
2. Carmem Suzanita Teixeira dos Santos - Flores do Meu Jardim 2
3. Isa Dóris Teixeira de Macedo - Meu recanto Arte que me inspira a fazer ARTE
4. Isa Dóris Teixeira de Macedo - Verde Natureza E a presença de Deus que me traz_Paz e Inspiração
5. Juliano Teixeira Porto - A Primavera Colorindo e Trazendo Fé aos Caçapavanos
6. Juliano Teixeira Porto - Jardim mágico da educação
7. Rita de Cássia Acunha Razzera - Flor de maracujá da minha casa
8. Rita de Cássia Acunha Razzera - flores da casa de meus pais
Rita de Fátima Freitas Rocha - Chácara do Forte 1
Rita de Fátima Freitas Rocha - Chácara do Forte 2

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Concurso Cultural 2020 – “O Melhor e o Pior da Pandemia do Covid 19”

(...) a máquina do mundo se entreabriu

para quem de a romper já se esquivava

(...)

Abriu-se majestosa e circunspecta

Sem emitir um som que fosse impuro

Nem um clarão maior que o tolerável

(...)

Carlos Drummond de Andrade, em “A máquina do mundo”


Fomos surpreendidos, nesse ano de 2020, por algo invisível que nós mesmos podemos aportar e disseminar e também nos afetar. O perigo nos acobertou de medo quando nos vimos confinados em quarentenas. É preciso coragem para defender-se e só há uma coisa a fazer: cuidar-nos e cuidar dos que nos são próximos. Esse Cuidado chama-se Amor!

A mais de 180 dias de quarentenas, vivenciamos uma experiência única, tivemos que nos equilibrar e despertar para um novo no velho mundo que continua a girar e cumprir com seus ciclos: as plantas germinam e brotam, as flores desabrocham... e nos cabe balancear o que nos é bom e que nos afetou.

Que tal, expressar em palavras, em desenho ou em imagens o que mais nos tocou nessa Pandemia, no melhor ou no seu pior. O que foi significativo e de aprendizado nesses dias incomuns. E desse modo, também homenagear o lugar que nos acolheu nesses tempos de incerteza: a nossa querida Caçapava do Sul que no dia 25 de outubro chega a 189 anos de emancipação.

O Projeto Caminhos do Sul da América propicia esta oportunidade ao promover o “Concurso Cultural 2020”, na sétima edição, em parceria com o Legislativo Municipal.

Os Decretos vigentes, tanto o Eleitoral como da Covid 19, do nosso município e as medidas sanitárias recomendadas serão efetivas em todo processo desse Concurso.

O envio das participações é até dia 20 de outubro de 2020, conforme os Editais:

Fotografia

Literário “88 Palavras”

Desenho infanto-juvenil

Confira-os, respire, inspire-se e participe!



Concurso Cultural 2020 - Desenho infanto-juvenil

Concurso Cultural 2020 “O Melhor e o Pior da Pandemia do Covid 19”

Regulamento da Modalidade Desenho Infanto-Juvenil

 

O Projeto Caminhos do Sul da América,  com a parceria da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, promovem a 5° edição Concurso Cultural de Desenho infanto-juvenil, visando estimular expressões dos caçapavanos infanto-juvenil quanto aos seus sentimentos e emoções de suas experiências vivenciadas na prolongada quarentena devidas ao Covid 19.

Confira as premissas:

1. Estão habilitados a participar do concurso caçapavanos natos, menores que 14 anos;

2. A participação implica a concordância com todas as cláusulas deste Regulamento;

3. Os Desenhos infanto-juvenis deverão ser rigorosamente inéditos;

4. A temática é as experiências boas e ruins advindas do confinamento submetido devido ao Covid 19, por exemplo: ficar mais tempo com os familiares e fazer coisas boas e não ter como ir ao colégio ou ver os colegas.

5. As inscrições podem ser feitas por qualquer caçapavano, menor de 14 anos, residente ou não residente na cidade;

6. Cada participante poderá inscrever-se através da entrega de uma imagem (cópia escaneada, tamanho A4, em JPG até 2Mb, podendo os desenhos ser coloridos ou em preto e branco);

7. Os interessados devem conferir este Regulamento e fazer inscrição com os seguintes dados:

Nome:

Data de nascimento:

Escolaridade:

Endereço completo:

Telefone de contato:

8. As inscrições serão feitas pelo email: artedocartunista@gmail.com, até o dia 20 de outubro de 2020, junto ao envio do Desenho, em anexo, o qual deverá ser denominado com o nome do participante;

Exemplo: se o nome for “José da Silva” o Desenho deve ser salvado como: josedasilva_1.jpg;

9. O preenchimento incorreto do cadastro resultará na anulação da inscrição sem aviso prévio;

10. O julgamento dos desenhos dos concorrentes será realizado pela comunidade caçapavana apreciadores desta arte e dos colaboradores do Projetos Caminhos do Sul da América e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul;

11. A divulgação dos selecionados será através dos sites e blogs dos promotores do concurso no dia 23 de outubro de 2020.

12. Os dez primeiros classificados serão contemplados com Certificado e publicação no Blog “Releituras Infanto-Juvenis”, sites apoiadores e redes sociais;

13. O primeiro colocado receberá um Troféu e Certificado;

14. Será entregue a premiação na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, na Sessão do dia 27 de outubro de 2020, respeitando os Decretos: Eleitoral e da Covid 19, vigentes na presente data;

15. O autor do Desenho terá três dias para assinar e enviar o termo de liberação de imagem para fins de exposições públicas;

16. As decisões da comissão julgadora são irrecorríveis;

17. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos coordenadores do concurso;

18. Mais informações podem ser obtidas junto ao email: artedocartunista@gmail.com

Concurso Cultural 2020 – Literário “88 Palavras”

Concurso Cultural 2020 – “O Melhor e o Pior da Pandemia do Covid 19”

Regulamento Modalidade Literária, em “88 palavras”

 

Os projetos “88 palavras” e “Caminhos do Sul da América”, em parceria com Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, promovem o Concurso Cultural Literário “O Melhor e o Pior da Pandemia do Covid 19” visando estimular e potencializar a cultura literária e concomitante homenagear 189º aniversário de Caçapava do Sul, comemorados no dia 25 de outubro.

O Concurso propicia aos caçapavanos expressarem seus sentimentos e emoções quanto a experiência vivenciada na prolongada quarentena devido a Pandemia do Covid 19, nesse ano de 2020.

O concurso é dirigido a todos caçapavanos, residentes, ou não, em Caçapava do Sul.

1. Objetivo: 

Estimular e premiar talentos a partir da criação em língua portuguesa dos gêneros literários: crônica e poesia; escritos com apenas 88 palavras (sem considerar o número de palavras do título) e desse modo homenagear o aniversário de nosso município.

2. Condições: 

2.1. Cada concorrente poderá participar com apenas um texto original, rigorosamente inédito;

2.2. Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até a data da publicação.

3. Inscrições: 

3.1. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de outubro de 2020. Os interessados devem conferir o regulamento e fazer inscrição pelo 

e-mail: 88palavras@gmail.com

Com os seguintes dados: 

Nome:

Data de nascimento:

Escolaridade:

Endereço completo:

Telefone de contato:

Categoria: 

3.2. O preenchimento incorreto do cadastro resultará na anulação da inscrição sem aviso prévio;

3.3. O concurso pode ser em qualquer categoria, seja poesia ou crônica; 

3.4. Os textos devem ser escritos em Português e ter 88 palavras, sem considerar as palavras do título.

4. Seleção: 

4.1. Independente do número total de inscritos, serão classificados 3(três) textos para publicação no blog “88 Palavras”;

4.2. A seleção será feita por uma comissão julgadora composta por pessoas capacitadas na área e colaboradores do blog “88 Palavras”;

4.3. O parecer da comissão julgadora é irrecorrível;

4.4. Qualquer outro processo/etapa de seleção incluso no concurso ou mudança no desenvolvimento do mesmo não poderá ser questionado.

5. Critérios: 

Os textos serão analisados a partir dos seguintes critérios: 

a. Correção ortográfica;

b. Criatividade;

c. Inovação;

d. Singularidade.

6. Premiação: 

6.1. Os três primeiros classificados serão contemplados com Certificado e publicação no Blog “88 palavras”;

6.2. O primeiro colocado receberá um Troféu e publicação impressa;

6.3. A divulgação dos selecionados será através do Blog “88 palavras” e sites e blogs dos promotores do concurso até o dia 23 de outubro de 2020;

6.4. Será entregue a premiação na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, na sessão do dia 27 de outubro de 2020, respeitando os Decretos: Eleitoral e da Covid 19, vigentes na presente data.

7. Publicação e direitos autorais: 

Os candidatos assumem total responsabilidade pela autenticidade dos trabalhos inscritos.

8. Informações pelo e-mail: 88palavras@gmail.com

Concurso Cultural 2020 - Jardins Caçapavanos

Concurso Cultural 2020: “Jardins Caçapavanos”

Regulamento da Modalidade Fotografia

 

O tema busca reflexões do caçapavano quanto aos cuidados, durante a Pandemia do Covid 19, das plantas, das folhagens, das flores que lhe propiciam prazer e atiçam os sentidos do olfato, do tato ou dos ambientes e lugares de contemplação.

1. Disposições Gerais

1.1. O Concurso Cultural de Fotografia “Jardins Caçapavanos” promovido pelo Projeto “Caminhos do Sul da América”, em parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul é aberto a todos fotógrafos caçapavanos (residentes ou não no município), amadores e profissionais, de todas as idades; 

1.2. Deverão ser fotografadas plantas, folhagens flores que atiçam os sentidos do olfato e tato ou ambientes ou lugares que propiciam a contemplação.

1.3. A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos da composição e cores da fotografia; 

1. 4. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, 2 (duas) fotos;

1.5. A fotografia deverá ser inédita;

1.6. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.

2. Das inscrições:

2.1 As inscrições serão feitas exclusivamente por email no período de 06 a 20 de outubro de 2020. Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data de envio do e-mail constante na mensagem. Não serão aceitas fotos entregues pessoalmente; Endereço de email para envio das fotos em anexo: fotografiaconcursocultural@gmail.com

3. Das fotografias: 

3.1. As fotografias deverão fazer referência ao tema: “Jardins Caçapavanos”, apresentando imagens que denotem elementos ou espaços de jardins e sensações desse ambiente com a explicação e visão do fotógrafo em relação a imagem; 

3.3. A Comissão do Concurso reserva o direito de não aceitar imagens que fujam ao propósito do concurso; 

3.4. Poderão ser enviadas somente fotos digitais;

a) Devem ser enviadas em anexo no formato JPG, no tamanho mínimo de 20x30cm, em 150 dpi de resolução; ou em qualidade máxima, acima de 8 megapixels;

 b) Cada arquivo deverá ser nomeado com a seguinte informação:

Exemplo, se o nome do participante é José da Silva, nomear a imagem como: josedasilva_1.jpg

3.5. As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente, interferindo em composição de cores ou de ambientes; constatada a edição, a foto será desclassificada imediatamente; 

3.6. O material deverá ser enviado por e-mail juntamente com:

Nome do participante:

Número do RG:

Endereço:

Telefone e email:

Local onde a imagem foi registrada:

e a descrição da fotografia:

4. Dos resultados:

4.1.  Serão escolhidas no máximo 10(dez) fotos para compor uma exposição "Jardins Caçapavanos”, no Espaço Legislativo Municipal; 

4.2. A foto ganhadora será capa da “Agenda 2021” da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, sendo que as demais imagens classificadas também farão parte da agenda; 

4.3. A divulgação dos selecionados será realizada até o dia 23 de outubro de 2020, nos sites e blogs dos promotores do concurso;

4.4. Será entregue a Premiação na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, na Sessão do dia 27 de outubro de 2020, respeitando os Decretos: Eleitoral e da Covid 19, vigentes na presente data;

4.5. Após o comunicado de seleção, o autor da foto terá três dias para assinar e enviar o termo de liberação de imagem para fins da Exposição das fotos; 

4.6. O nome do autor da foto será citado em qualquer exposição ou publicação da imagem enviada para o Concurso Cultural 2020.

5. Do julgamento: 

5.1. As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta pela equipe organizadora do concurso; 

5.2. Serão avaliados pela comissão julgadora:

a) Coerência com o tema;

b) Emoção captada pela foto;

c) beleza plástica da imagem;

d) Dados técnicos;

e) Conformidade com o local indicado e

f) Ausência de edição de imagem; 

5.3. A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente as fotografias apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados pessoais solicitados; 

5.4. Os ganhadores serão notificados pelos Sites e Blogs dos Promotores até o dia 23 de outubro de 2020.

6. Da Premiação:

6.1. A fotografia classificada em 1º lugar receberá um Troféu e um Certificado. 

6.1. As (10)dez primeiras fotos classificadas serão utilizados para a exposição “Jardins Caçapavanos”, no Espaço Cultural Legislativo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e receberão Certificados.

7. Disposições finais: 

7.1. Todos os participantes do Concurso asseguram desde já que são os detentores dos Direitos Autorais Patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso pelo Concurso para a divulgação em exposições relativas ao tema, bem como publicações nas mídias eletrônicas e impressas; 

7.2. As fotos da exposição não serão devolvidas; 

7.3. A Comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste Regulamento, não cabendo recurso; 

7.4. Este concurso é exclusivamente Cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº 5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30; 

7.5. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil; 

7.6. Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso; 

7.7. Não poderão participar do concurso funcionários das empresas parceiras do Concurso;

8. O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, consequentemente, do respectivo participante.

9. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.

10. Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas para: fotografiaconcursocultural@gmail.com

terça-feira, 10 de março de 2020

Mulher da Saúde 2020


 O  Dia da Mulher é comemorado todos os anos, em 8 de março. É uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo das décadas, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, depois por diversos países.

O Projeto Caminhos do Sul da América, que iniciou há nove anos com a finalidade de desenvolver o turismo de Caçapava do Sul, percebeu que precisaríamos trabalhar mais, bem estar caçapavano. Assim, o Projeto se empenha, em fase de mobilização, para a promoção de eventos que move para a valorização de nossa gente.

Há três anos promove o evento do Dia das Mulheres, este ano de 2020, elegemos a temática da SAÚDE.

Homenagear Mulheres da Saúde é, então, justo e necessário: pela dignidade de seu trabalho e dos desafios que esta área trás, em nossos tempos de alta tecnologia. Que através desse evento as Mulheres homenageadas se sintam calorosamente abraçadas e que as retroalimente boas novas lutas. São elas:
Ana Valle Cidade (Administradora), Adelina de Freitas Stefani (Farmaceutica Bioquímica), Bárbara Macedo de Macedo (Farmaceutica Bioquímica), Bruna Ferreira Dias (Técnica de Enfermagem), Charlene Messias (Cirurgiã Dentista), Cristina Cardoso Torres (Psiquiatra), Carmem Lúcia Carvalho dos Santos (Técnica de Enfermagem), Denise Maria Chaves Dias (Médica Ginecologista), Francieli Casanova (Enfermeira), Gabriela Coradini Abascal (Farmaceutica Bioquímica), Lisiane da Rosa Oliveira (Farmaceutica Bioquímica), Inês Medeiros Salles (Enferemira), Maria Geni Gomes de Oliveira (Servidora Pública), Maria Helena Chagas Amado (Administradora), Nelma do Carmo de Lima Gomes (Enfermeira), Neli Lúcia Coradini Abascal (Química Industrial), Rosa Lucia Coradini Vivian (Farmaceutica Bioquímica), Rosane Coradini Abdalla (Farmaceutica Bioquímica),  Rosemari Teresinha Machado Werlang (Médica Clínica Geral, Dermatologista e Ginecologista),  Sandra Bairros da Silva (Enfermeira).

O evento é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América, com a parceria da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, com o apoio dos padrinhos: FARMÁCIAS NICOLA, LOJAS QUERO-QUERO, ÓTICA LIDER, LABORATÓRIO SARETTA, DELTA SUL, COTRISUL, LABORATÓRIO SANTA LÚCIA, SICREDI, FARMÁCIAS SÃO JOÃO, CARMEN SUZANITA, MARIA HELENA AMADO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, JORNAL DO PAMPA e GAZETA DE CAÇAPAVA.

Cartilha Ambiental


A informação e educação ambiental para promover hábitos saudáveis são imprescindíveis para os aprendizes, pois eles fiscalizam e multiplicam ideias. Assim, nesta perspectiva, foi  lançado uma “Cartilha Ambiental”, no III Workshop “Tua Saúde é Nossa Saúde” no dia 6 de março, junto a uma oficina para alunos do 7ª, 8ª e 9º anos do Instituto Municipal de Educação.

A Cartilha Ambiental tem arte e pesquisa de Lislair Leão Marques, com imagens lúdicas e com instruções para consciência ambiental e social. Uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América com o apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

III Workshop “Tua Saúde é Nossa Saúde”


Vivemos em modo concentrado (meio urbano) e o lixo se torna um dos grandes problemas mundo. A distribuição dos alimentos vem fracionada em embalagens contribuindo para a geração do lixo. O grande volume desses resíduos, sem tratamento, prejudica o meio, como por exemplo: a proliferação de doenças advindas da falta de saneamento, a falta segurança alimentar pelo manuseio inadequado dos alimentos e baixa qualidade da água pela infestação de lixo. Isto muito nos afeta, bem como, a todas as espécies.

Então, cuidar do nosso corpo é também cuidar do meio em que vivemos. O lixo que produzimos pode ser controlado através de ações simples que logo viram hábitos. Na falta do cuidado, um indivíduo pode prejudicar muitas pessoas.

Com as paletras da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, através do coordenador Luiz Antonio Ilha e os fiscais sanitários: Ana Clara Vargas de Mello e Julio Cezar Forgiarini Dias. Eles abordaram sobre a Dengue, Qualidade da água para consumo humano. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Bairros da Silva, tratou sobre o Covid 19.

 A farmacêutica Lisiane da Rosa Oliveira, pela Farmácias Nicola, falou dos cuidados da pele. E no final desse evento, aconteceu uma oficina ministrada por Lislair Leão Marques que lançou a “Cartilha Ambiental” com instruções para consciência ambiental e social.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Mulheres da Saúde do Século Passado – Dra Alice e Dra Nair

Corajosas mulheres que enfrentaram o universo profissional masculino do século passado são homenageadas através de uma mostra fotográfica, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Espaço Cultural Legislativo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

Dra Alice Lang e Dra Nair Guedes, foram as primeiras médicas atenderem a comunidade caçapavana, no século passado. Tinham a firmeza no olhar e sem a tecnologia de hoje, era com o toque de suas mãos que captavam o estado de saúde de seus pacientes.

Alice Berta Menalda Lang (Doutora Alice, como era chamada na comunidade) nasceu em Porto Alegre, em 26 de janeiro de 1925. Médica pela UFRGS, em 1951. Após dois anos de especialização na Alemanha, junto com seu esposo, Dr. Vitor Lang, veio residir e atuar medicina em Caçapava do Sul. Dra. Alice e Dr. Vitor tiveram dois filhos: Ilse e Carlos.

Nair Menezes Guedes (Doutora Nair) nasceu em São Gabriel, em 24 de dezembro de 1913. Foi casada com Rubens Rosa Guedes, também médico, e exerceu medicina em Caçapava do Sul durante toda a vida profissional. Foi médica no Posto de Saúde e 1ª Dama do Município. Dra. Nair e Dr. Rubens tiveram três filhos: Leda Lígia, Maria Tereza e Paulo Rubens.

Além das atividades profissional médica e cuidados com a família, Dra Alice e Dra Nair desempenhavam funções sociais a comunidade caçapavana.

As memórias dessas duas mulheres registram o marco inicial da Mulher Médica caçapavana. Homenageá-las é justo e necessário. Vemos através delas o passado e a evolução, que por hora atinge, a significativa atividade das Mulheres da Saúde. Que suas generosidade e enfrentamento sejam inspiração à trajetória de muitas outras mulheres da área da saúde de nossa comunidade.
Paulo Guedes, hoje residente em Brasília, neto da Dra Nair, com quem conviveu seus 17 primeiros anos de vida, traz consigo uma memória afetiva com emoção: “além de guerreiras na profissão, era o esteio da família”, disse.

Ilse Lang, hoje residente em Porto Alegre, filha da Dra. Alice, diz que a iniciativa da homenagem é muito bacana.

As imagens da exposição pertencem ao acervo do Dr. Juarez da Rosa Teixeira e as informações tem fonte da sua publicação “Caçapava, um olhar sobre o Século XX”, de 2016. Dr. Juarez relembra dessas médicas com muita admiração, “seu exercício profissional naquela época era um ato de coragem”, diz.

A exposição tem lançamento, nesta segunda-feira (9), às 14h. É promovido pelo Projeto Caminhos do Sul da América com apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. Fica exposta a visitação até o fim de março, das 9 às 15h, de segunda a sexta-feira.