Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

quinta-feira, 28 de março de 2019

Projeto Social - Olho d’agua

  
Alusivo ao Dia Internacional da Água, 24 de março, para alunos de uma turma do Projeto Social, foram oportunizados a ter noções sobre as “Águas e Resíduos da Cidade”. Foi explanado o que é uma fonte, uma bacia e como se dá o escoamento e o que dificulta o fluxo das águas.

Eles fizeram uma visita a um dos boques, mais bem cuidado, de Caçapava do Sul, de propriedade de Ana Cidade. Neste bosque tem um olho d’agua vivo no perímetro urbano: uma fonte centenária, bem limpa, com vegetação vasta e diversificada no seu entorno, inclusive um pé de café e de mate.

Os alunos produzem material para uma exposição “50 coisas que todo caçapavano deve fazer antes de morrer” para a Feira do Livro de Caçapava do Sul. O projeto é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América. Agradecemos a todos os que contribuíram para esta atividade.

Projeto Social - Visita ao Passinho da Aldeia

Alusivo ao Dia Internacional da Água, 24 de março, para alunos de uma turma do Projeto Social, foram oportunizados a ter noções sobre as “Águas e Resíduos da Cidade”. Foi explanado o que é uma fonte, uma bacia e como se dá o escoamento e o que dificulta o fluxo das águas.
 
A seguir, eles fizeram uma visita nas aproximações do Passinho da Aldeia e observaram a canalizações urbanas de umas das fontes que dá origem ao Arroio Santa Bárbara.


Souberam discernir os cuidados do que é “público” e “privado” ao conhecer a um dos boques, mais bem cuidado, de Caçapava do Sul, de propriedade de Ana Cidade.

Os alunos produzem material para uma exposição “50 coisas que todo caçapavano deve fazer antes de morrer” para a Feira do Livro de Caçapava do Sul. O projeto é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América. Agradecemos a todos os que contribuíram para esta atividade.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Projeto Social – visita a Câmara de Vereadores

Visando oportunizar aos alunos do Projeto Social conhecer e refletir sobre a relação comunitária e política de Caçapava do Sul, eles visitaram, no dia 19 de março, a Câmara de Vereadores. Na ocasião, eles foram acolhidos pelo Presidente da Câmara, Silvio Tolfo Tondo, e também: Vereador Ricardo Rosso, Diretor Daniel Miranda, pelos Secretários Municipal da Educação: Aristides de Macedo e Gislaine Huerta.

Projeto Social – visita ao Centro Histórico

Visando oportunizar aos alunos do Projeto Social conhecer e refletir sobre pontos e lugares de potencial turístico de Caçapava do Sul, eles foram, no dia 19 de março, até ao Centro Histórico de Caçapava do Sul. Visitaram Paço Municipal, a Praça e a Igreja Matriz.

Projeto Social – visita ao Parque da Fonte do Mato

Visando oportunizar aos alunos do Projeto Social conhecer e refletir sobre pontos e lugares de potencial turístico de Caçapava do Sul, eles foram, no dia 19 de março, até ao Parque da Fonte do Mato.

Projeto Social – visita a Chácara do Forte

Visando oportunizar aos alunos do Projeto Social conhecer e refletir sobre pontos e lugares de potencial turístico de Caçapava do Sul eles foram no dia 19 de março até a Chácara do Forte para conhecer as dependências deste empreendimento e ver o vale do Santa Bárbara.

Projeto Social – visita ao Forte D. Pedro II

Visando oportunizar aos alunos do Projeto Social conhecer e refletir sobre pontos e lugares de potencial turístico de Caçapava do Sul, eles foram, no dia 19 de março, até o Forte D. Pedro II.

Projeto Social – visita a Preguiça-Gigante

Visando oportunizar aos alunos do Projeto Social conhecer e refletir sobre pontos e lugares de potencial turístico de Caçapava do Sul, eles foram, no dia 19 de março, até a Unipampa conhecer o Megatheriumamericanum, uma réplica desta Preguiça-Gigante.

Projeto Social – primeira semana


As atividades da primeira semana do Projeto Social foram a apresentação do Projeto aos alunos e levantamento das ideias a serem desenvolvidas para o produto “50 Coisas que todo caçapavano deve fazer antes de morrer”.

Projeto Social

O Projeto Caminhos do Sul da América tem por meta o desenvolvimento do Turismo da região. Entendendo que a comunidade tem ter acolhimento e estima para bem atender o visitante busca promover o bem estar local.

No dia 13 de março, começou em Caçapava do Sul um Projeto Social, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Ortiz, com 35 alunos do nono ano. Eles tem, em média, 14 anos.

As atividades e oficinas serão ministradas visando fins socioeducativos e ambientais e da relação com a comunidade. Os produtos deste projeto serão expostos na Feira do Livro de Caçapava do Sul e já conta com a contribuição, além da escola, da SEDUC, SECULTUR e apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

sábado, 9 de março de 2019

Lançamento da exposição “Educadoras Rurais”

Aconteceu no dia 8 de março, no Espaço Cultural Legislativo, na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, o lançamento da exposição “Educadoras Rurais”, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

Familiares e amigos das educadoras expostas se fizeram presente no evento que é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América, em parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.
 

Exposição “Educadoras Rurais”

“Educadoras Rurais” foi a temática para celebrar o Dia Internacional da Mulher de 2019, evento promovido pelo Projeto Caminhos do Sul da América e parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. Com uma exposição no Espaço Legislativo Municipal, na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Educadoras rurais dos meados do século passado foram agraciadas, são elas:
CATARINA LEANDRO DE LIMA
ELOIR LEÃO MARQUES
EMILIA TALARICO PEIXOTO
ERLY OLEQUES TEIXEIRA
JUREMA LEÃO DE ROSSO
MARIA MIGUELINA PAZ LEÃO
ORACILA DA SILVA WALMARATH
SONIA VARGAS PERGHER
VILMA LEÃO DE FREITAS

Homenagem a Educadoras Rurais

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. É uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das Mulheres ao longo de décadas, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e depois por diversos países.

Homenagear as Educadoras Rurais é justo e necessário: pelo seu digno trabalho e dos desafios, em nossos tempos, enfrentados. 

A homenagem aconteceu no dia 7 de março, as 17h, no Auditório do IME, em Caçapava do Sul. É uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América com parceria da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e Padrinhos.

Que através desse evento as homenageadas se sintam calorosamente abraçadas e que as alimentem boas vitórias. São elas:
Aposentadas:
ODILA MELO FELIX
EDEVIRGES MARIA CHAVES DA ROSA
JUSSARA MARIA DIS LEÃO
MARIETA OLEQUES PEREIRA
LISETE PIO MARQUES
NOELI TEREZINHA LEÃO
MARCENE FREITAS DE LIMA
MARIA SIDERLEI PAZINATO DIAS
MARLENE MELO FORGIARINI
DULCE ELISETE PERGHER STEFANI

Educadoras Rurais que estão em atividade:
AMANDA CAMPOS VEBER
ENEIDA SANTOS LOPES
FÁTIMA BEATRIZ MEDEIROS FERREIRA DA ROSA
GERUSA MARIA DE OLIVEIRA CASSOL
IUZARA MACHADO CASSOL
IVANISA ILHA MACEDO CHAVES
LORENA MARIA MACHADO CASSOL
LÚCIA ZANETTI LUIZ TEIXEIRA
MARIÂNGELA LINDNER FIGHERA
MERLÔ SOUZAN GOMES PESSOA
RITA DE CÁSSIA ACUNHA RAZZERA
ROSELAINE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
SALETE TEREZINHA SANTOS HENRIQUES
SINARA AIRES GARCIA
ZELMA ELENA TEIXEIRA
 
 
 
 
 

Caderno de Anotação


Caderno de Anotações é um produto do Projeto Caminhos do Sul da América, com o apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, criado para presentear as Educadoras Rurais homenageadas no Dia Internacional da Mulher, de autoria de Lislair Leão Marques.

Desenhos para colorir e ideias de anotar o cotidiano de uma Mulher dão as característica do produto.

Dia Internacional da Mulher


O Projeto Caminhos do Sul da América, vem há sete anos desenvolvendo atividades com características de Engenharia Social. Trabalha a comunidade, pela e para a comunidade, buscando o desenvolvimento principalmente através de eventos educativos e sócios-culturais.

O primeiro evento de 2019, em terceira edição, presta homenagens as Educadoras Rurais, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

O evento é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América, com a parceria da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, com o apoio dos padrinhos: FARMÁCIAS NICOLA, QUERO-QUERO, ÓTICA LIDER, LABORATÓRIO SARETTA, DB – DAGOBERTO BARCELOS, POSTO PAMPEANO, FIRENZE COMÉSTICOS, CEVEL PEÇAS e ACESSÓRIOS, REDE VIVO, FLORICULTURA PARICENSE, DELTASUL, SMEC, ADELIA DE ROSSO LEÃO, VALÉRIA PAZINATO DIAS, CAMEM SANTOS, VIVIANE ILHA, LETHIEL LOPES E VERA DE LIMA CERONI.

As homenagens aconteceram em dois atos, primeiro no Auditório do IME, no dia 7, as 17h e no dia 8, o lançamento da Exposição “Mulheres Educadoras Rurais”, as 14h, no Espaço Legislativo Municipal na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. 

Notícia relacionada: Caçapava online

domingo, 3 de março de 2019

Educadoras Rurais - Homenagem


O Projeto Caminhos do Sul da América há sete anos atua em Caçapava do Sul e trabalha a comunidade, pela e para a comunidade, buscando o desenvolvimento principalmente através de eventos sócios-culturais e educativos. Somam-se todas as interfaces alcançadas por esta via, como por exemplo, a melhoria do acolhimento a cidade e ao Turismo.

Com o apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e Padrinhos promove, em terceira edição, o evento alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, homenageando Educadoras Rurais.

Todas são merecedoras e as que foram indicadas e homenageadas são:
AMANDA CAMPOS VEBER
DULCE ELISETE PERGHER STEFANI (Aposentada)
EDEVIRGES MARIA CHAVES DA ROSA (Aposentada)
ENEIDA SANTOS LOPES
FÁTIMA BEATRIZ MEDEIROS FERREIRA DA ROSA
GERUSA MARIA DE OLIVEIRA CASSOL
IUZARA MACHADO CASSOL
IVANISA ILHA MACEDO CHAVES
JUSSARA MARIA DIAS LEÃO (Aposentada)
LISETE PIO MARQUES (Aposentada)
LORENA MARIA MACHADO CASSOL
LÚCIA ZANETTI LUIZ TEIXEIRA
MARCENE FREITAS DE LIMA (Aposentada)
MARIÂNGELA LINDNER FIGHERA
MARLENE MELO FORGIARINI (Aposentada)
MARIA SIDERLEI PAZINATO DIAS (Aposentada)
MARIETA OLEQUES PEREIRA (Aposentada)
MERLÔ SOUZAN GOMES PESSOA
NOELI TEREZINHA LEÃO (Aposentada)
ODILA MELO FELIX (Aposentada)
RITA DE CÁSSIA ACUNHA RAZZERA
ROSELAINE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
SALETE TEREZINHA SANTOS HENRIQUES
SINARA AIRES GARCIA
ZELMA ELENA TEIXEIRA
Educadoras Merlô, Noeli e Lisete
Educadoras Edevirges, Marlene, Lúcia, Zelma, Gerusa, Eneida
Educadoras Sinara, Odila, Rita, Siderley, Roselaine, Mariângela
Lorena, Fátima, Iuzara, Marcene, Ivanisa
Marieta, Jussara, Amanda, Dulce e alunos.
Com esta representação das Educadoras Rurais, a homenagem se estende a todas as Mulheres, e as parabenizamos por esta passagem.

O evento acontece dia 7 de março, as 17h, no Auditório do Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques, conforme programação. Confira, e participe da celebração!

Veja matéria relacionada: Gazeta de Caçapava