Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 25 de abril de 2017

XIX Seminário Internacional de Educação



O Mobrec – Núcleo de Educadores Cristãos, de Caçapava do Sul, com parceria com a Seduc, Sinpromc e apoio da Unipampa promove o XIX Seminário Internacional de Educação, de 16 a 29 de abril de 2017, no Clube União Caçapavana.

Com a temática “Educação, Ecologia e Cultura: um compromisso docente com a vida” o evento apresenta, por excelência, palestrantes como Juan Valdez da Universidade Técnica Del Estado de Santiago do Chile, Prof° Dr°. Ercilia Maria de Moura Garcia Luiz da UFSM - Coordenadora Nacional do Mobrec -, Prof° Doutorando Guilherme Howes da Unipampa-Livramento, Juan da Rosa de Artigas, Uruguay, Professores André Weissheimer de Borba da UFSM e Felipe Guadagnin da Unipampa-Caçapava, Prof°, PósDoc Amarildo Luiz Trevisan da CE/UFSM, Prof°. Dr. Jorge Luiz da Cunha CE/UFSM, Prof° Dr. PHD Valdo Hermes de Lima Barcelos da CE/UFSM e Prof° PósDoc Geraldo Antônio da Rosa da UFCS.

O Museu Caçapavano também se faz presente no evento, com uma palestra no dia 26, às 13:30h ministrada pelos fundadores Dulcina Schievelbein, Lislair Leão Marques, Mary Ines Vivian e João Victor Casanova.

Imperdível.

Homenagem aos Farroupilhas

Bandeira Farroupilha - captada na web.
A Coordenação da Guarda da Infantaria Farroupilha de Caçapava do Sul com o apoio da FEMAPRO promove no dia 30 de abril, em “Homenagem aos Farroupilhas”, O evento resgata o fato histórico da primeira execução do Hino da Nação Rio-Grandense e da Bênção à Bandeira Farroupilha, apresentado pela primeira vez na Segunda Capital Farroupilha – Caçapava do Sul, na mesma data em 1839.

A programação consta de um Café Farroupilha, na FEMAPRO, as 9h, Hasteamento das Bandeiras, as 9:30h, no Centro Municipal de Cultura “Arnaldo Luiz Cassol” e homenagens especiais(in memoriam): Coronel João Vargas de Souza e Olmira Leal de Oliveira (Cabo Toco), as 10h, no Centro Municipal de Cultura.

sábado, 8 de abril de 2017

Bandoneon, por João Henriques


Boa música comandada por João Henriques, acompanhado de violão e voz de Evandro Gomes, abrilhantou o Sarau Musical de Páscoa.


Oportunamente, os músicos reverenciaram o músico caçapavano Altamiro Paz (in memoriam), um dos criadores da música de raiz, puxada por bandoneon, originária de Caçapava do Sul.

Adriana Inácio, violão e voz, e alunos


O Sarau Musical de Páscoa contou com as belas canções, em voz e violão, de Adriana Inácio na companhia de seus alunos.  Encantaram os presentes do evento que aconteceu no auditório do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, promovido pelo Museu Caçapavano com o apoio do Projeto Caminhos do Sul da América, alusivo a Páscoa.


Os alunos que participaram são: Lorenzo Guidotti, Estela Marques, Rafael a Freitas, Lauren, Amanda Tolfo, Nicole Casanova e Arthur Teixeira Goulart.

Evento de Páscoa

 

O Museu Caçapavano, com o apoio do Projeto Caminhos do Sul da América, promoveu o Sarau Musical de Páscoa, no Auditório do Instituto Estadual de Educação, no dia 7 de abril. O evento foi marcado por boa música, apresentada por Adriana Inácio, acompanhada de seus alunos, e também por João Henriques e Evandro Gomes, bondoneon e violão&voz, respectivamente.


Na oportunidade, os fundadores do Museu Caçapavano – Dulcina Schievelbein, Lislair Leão Marques, João Victor Casanova e Mary Inês Vivian – salientaram a importância da Cultura para a sociedade pela sua contribuição na formação do indivíduo. A missão, a função, as atividades do Museu Caçapavano foram também mencionadas pela equipe.


As metas para 2017 do Museu se configuram na sua constituição jurídica e da criação do site para o Museu Virtual. A manutenção da instituição se dá por três vias: serviços de atividades educacionais e eventos, doações pela Associação de Amigos do Museu e de mantenedor.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Sarau Musical da Páscoa


O Museu Caçapavano, em parceria com o Projeto Caminhos do Sul da América, promove o Sarau Musical de Páscoa. O evento acontece, nesta sexta, as 19h, no auditório do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro.