domingo, 27 de setembro de 2015

Construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção

Fonte: Revista Sentinela, 1969.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção foi construída num planalto, com declives de todos os lados. As torres têm uma altura de 32m e tem estilo barroco colonial.

Em 15 de agosto de 1815, na cura do Padre Fidêncio, teve início a sua construção. Em 1850, o Padre com o auxilio do General Andréia, que construía o Forte D. Pedro II, elevou a obra até o ponto mostrado na imagem a seguir, e assim ficou até 1927.
Dentro uma capela serviu até 1927. Neste ano, o Padre João Chiaramonte contratou as obras com o construtor Augusto Grumewald e constituiu a comissão, para o reinício das obras: José Acácio Vargas, Flaubiano Medeiros, Bernabé Machado Leão, Franklin Rodrigues de Oliveira e Bibiano Vicente Machado.
A Igreja foi terminada em 1930, pelo Pároco Padre Júlio Marin, que concluiu as paredes internas, o telhado e mandou demolir a Capela que se achava no interior.
Foi inaugurada pelo Bispo Dom Antônio Reis, em 20 de setembro de 1935, no Centenário Farroupilha.

3 comentários:

  1. A Igreja tinha em seu desenho original o estilo Barroco colonial, mas a partir de 1850 ou 1880 tomou a nova moda, o Neoclássico que é o seu estilo dominante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação, que se soma a fonte citada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por as informações!me ajudou muito! ^_^

    ResponderExcluir