Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

quinta-feira, 30 de abril de 2015

De moto, do sul ao norte das Américas

Marcelo Spode, apoiador do projeto “Caminhos do Sul da América”, inicia hoje, 29 de março, nova expedição de moto, do sul ao norte das Américas. Para ele “Viajar de moto é muito mais... Quando percorremos uma longa viagem buscamos a nossa alma...”

Este blog vai acompanhar a viagem. Confira, viaje junto!

sábado, 25 de abril de 2015

Feira do Livro de Caçapava do Sul, 2015

A Feira do Livro acontece de 1º a 10 de maio, com oficinas, apresentações artísticas e painéis com os escritores. O patrono desta edição é o jornalista e escritor Juremir Machado da Silva.

Estarão na feira do livro os escritores: Athos Miralha da Cunha, Diego Hahn, José Luiz dos Santos, José Mauro Batista, Luiz Hugo Burin e Tânia Lopes; Pedro Brum Santos, Kalunga, Alcy Cheuiche, Tânia Lopes, Paulo Ledur, Eni Celidonio e o Marcelo Barcelos.

Os escritores caçapavanos que lançarão livros são Ariane Severo, Gujo Teixeira, Juliano Torres Fraga, Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, Mariane de Macedo, Renata Miranda, Rivadavia Severo, Sergio Quintian, Tatiana Tavares Leão, Veneza Mayora Ronsini, Vera Regina Pereira Andrade e Zauri Tiaraju de Castro.

Confira a Programação e participe!

domingo, 5 de abril de 2015

Turismo Religioso

Fonte: Diário de Santa Maria
Neste ano, o começo das obras de construção da Igreja Matriz de Caçapava do Sul, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, completa 200 anos. Em 15 de agosto (dia da Assunção de Maria) de 1815, o padre Fidêncio José Ortiz da Silva deu início à obra, que só foi concluída em 1935. Mesmo sem estar totalmente finalizada, a igreja chegou a sediar reuniões dos revolucionários farroupilhas, quando a cidade foi Capital da República Rio-Grandense.

O templo também guarda outros resquícios da história dos pagos gaúchos. Os sinos da Matriz são provenientes das Missões Jesuíticas e trazem inscrições relativas à data de fundição (um de 1715 e outro de 1732) e do artista, o fundidor Inácio Guarepi, um índio guarani.

Estilo: Barroco. As cúpulas das torres são feitas de cobre, extraído das minas do município;

Construção: De 1815 a 1834 e retomada em 1935. Só em 2001 foi totalmente finalizada;

Arte: As estátuas são de autoria do escultor alemão Alfredo Adloff
- Eventos – Novena do Divino, nove dias antes do domingo de Pentecostes (50 dias após a Páscoa) e Festa da Padroeira, no dia 15 de agosto, feriado municipal;

Para visitar: Além dos horários de missa, a igreja está aberta de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h e das 14h às 16h30min. Nos fins de semana, é aberta pela manhã;

Missas: Terças, quintas, sextas, sábados e domingos às 18h;

Endereço: Rua 15 de Novembro s/nº, Caçapava do Sul;

Telefone: (55) 3281-1262.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Flor de Maracujá – Flor da Paixão

Quando os missionários europeus chegaram à América do Sul, se encantaram com a exuberância da flor e associaram ao calvário de Cristo.

A simbologia da flor de maracujá é então assim associada: os três estigmas correspondem aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representam as cinco chagas; as gavinhas são os açoites usados para o martirizar e no formato da flor é visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.

Tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo e o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.

Coleta da marcela

A coleta da marcela é uma tradição dos gaúchos, cercada de misticismo e religiosidade, devendo ser coletada, antes do sol nascer, especialmente na sexta-feira santa, anterior à Páscoa, pois acredita-se que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá de suas flores. A  marcela é uma planta que floresce no outono e muito vasta nos campos do pampa gaúcho.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Museologia em Lavras do Sul

No mês de abril de 2015, Lavras do Sul-RS terá a sua primeira capacitação museológica, com o objetivo de formar profissionais que desejam atuar na área, dando condições para que novas gerações possam manter o trabalho de manutenção de museus, especialmente na Casa de Cultura José Néri da Silveira, que realiza um grande trabalho de resgate da cultura e da história do Município.

Saiba mais em Panorama Lavrense.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Guia de Turismo

A caçapavana Claudia Dutra, formanda do Curso Técnico em Guia de Turismo do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Faxinal do Soturno-RS, está habilitada e qualificada a exercer a atividade de Guia de Turismo no Brasil e também nos demais países da América do Sul.

Balão

Um balão de uma equipe de gravação de uma produtora de documentários para a Travel Channel encantou os caçapavanos, neste início de abril. A equipe capta, pelos ares, imagens das atrações turísticas de Caçapava do Sul-RS e região.
*Imagens cedidas por Daniel Miranda