Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

segunda-feira, 29 de abril de 2013

XXIII Feira do Livro de Caçapava do Sul


A XXIII Feira do Livro de Caçapava do Sul recebe os autores Johnatan Osorio, Lislair Leão Marques, Marcelo Spode e Maximilian Fries do livro “Caminhos do Sul da América - Caminos del Sur de América – Caçapava do Sul” para lançamento desta edição no dia 4 de maio, às 19h no Salão Paroquial. 

Vale conferir o livro e as novidades do projeto!

Contextura do Abandono


O patrimônio histórico de Caçapava do Sul/RS em pleno abandono é retratado por quatro caçapavanos: Daniel Miranda, Jacques Cassel, Juliano Porto e Lislair Leão Marques. Na busca da valorização da história de Caçapava do Sul para que essa não se perca que empenharam em mostrar, através de imagens, argumentos desta condição.

Esta mostra que tem o apoio do projeto “Caminhos do Sul da América – Cultura e Arte” e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul está instalada no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, com visitação em horário escolar.

Confira imagens no blog:
 
 

Literatura Infantil: Ana Julia Lacerda


Ana Júlia Lacerda é co-autora do livro “Conte a até três e entre no mundo do era uma vez...”  do Projeto Ler Puro Prazer da Professora Rosangela Casanova do Colégio Coeducar. Nos seus textos expressa muita imaginação e encanta com sua alma colorida. Acompanhe Ana Júlia nessa viagem:

"A Viagem Maluca

A viagem maluca
passou em Marte,
Vênus, Júpiter e Saturno.
Um longa viagem do pensamento
Maluca mesmo!"

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resíduos as Pampas


Você se preocupa com o meio ambiente e faz separação dos descartáveis do lixo? Ou guarda utensílios que ficam lá acumulando poeira e espaço? Pois bem, você sabia que tem muita gente que sustenta a família com a reciclagem ou ainda que existem meios de reaproveitá-los de modo mais eficaz?

Pensando nisto, alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unipampa em parceria com o projeto “Caminhos do Sul da América” estão oportunizando que as pessoas façam a troca de recicláveis de lixo seco como embalagens plásticas, papel, papelão, utensílios domésticos inutilizáveis, lixo eletrônico, livros, etc... Uma vez separados os recicláveis do lixo, uma significativa economia é realizada para o meio ambiente.

Através das redes sociais e de um blog denominado Resíduos as Pampas,  pode-se “OFERTAR” aquilo que já não tem mais valor para você, ou ainda “PROCURAR” aquilo que você pode recuperar de alguma forma e que não interessa a outrem. O incentivo e as atualizações do sistema serão operacionalizados por alunos da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Resíduos as Pampas foi lançado no I Simpósio de MeioAmbiente da Unipampa, realizado nos últimos dias 5 e 6 em de Caçapava do Sul onde alunos desta unidade e de cursos voltados a questão ambiental das unidades de São Gabriel, Bagé, Jaguarão, Itaqui e Dom Pedrito interagiram questionamentos e contribuições na área.

Segundo o aluno de Engenharia Sanitária e Ambiental de Caçapava do Sul, Stener Camargo, entre alunos e comunidade acadêmica, cerca de 440 pessoas participaram diretamente do evento. Entre as atividades do simpósio também foi fomentado o turismo local com a realização de uma visita à Pedra do Segredo.

Para o aluno do campus São Gabriel, Francis Casagranda Zanella, o evento foi único na discussão não só ambiental, pois ela é apenas resultado de uma profunda crise social do sistema baseado em relações capitalistas.

Portanto, diz Zanella, é um privilégio estarmos na universidade nesse momento e não podemos passar em branco. Precisamos ser as minorias criativas como explanou Marcos Borba na palestra de abertura do evento. Um dos objetivos alcançados foi colocar em debate a ética e levantar o questionamento: vamos ser protagonistas de uma verdadeira mudança nas relacões socioambientais?

 Visite: http://residuosaspampas.blogspot.com.br/
 

Geofísica aplicada ao Meio Ambiente



Maximilian Fries,  professor e pesquisador na UNIPAMPA - unidade de Caçapava do Sul - participou do I Simpósio de Meio Ambiente da Unipampa, ocorrido nos dias 5 e 6 de abril, com uma palestra que fundamenta a aplicação da Geofísica ao Meio Ambiente.

Nesta oportunidade, Fries explicou vários estudos de casos da aplicação de métodos geofísicos, ferramenta não invasiva, aplicados à análise ambiental.