Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

sábado, 2 de julho de 2011

A BR-290 no Pampa Gaúcho

A metade sul do Rio Grande do Sul na região da Campanha delimita o Pampa Gaúcho caracterizado pelo bioma denominado Campos Sulinos que têm paisagens com plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a escassos cursos d'água. Uns dos ecossistemas mais importantes do mundo pois é onde se encontra a maior proporção de campos naturais preservados no Brasil.

Com economia baseada na atividade agropastoril extensiva, descendentes de imigrantes europeus, negros e índios: o Gaúcho, cultua o chimarrão e o churrasco e a lida campeira cujos trajes típicos, não apenas para os festejos folclóricos, são a bombacha, poncho e lenço no pescoço. As danças típicas como a Chimarrita, a Jardineira e a Quebra-Mana retratam o espírito e a nobreza de caráter do povo da região.

A BR-290, margeia as belas paisagens do Pampa Gaúcho. Em direção a sol, no amanhecer ou no entardecer, pra quem vai ou vem, considerando o início da via, na Freeway na capital Porto Alegre, até o final, na cidade de Uruguaiana, Também denominada Rodovia Osvaldo Aranha é o acesso rodoviário, entre as cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul e é a ligação com os países Uruguai e Argentina e o canal de acesso aos demais países do Sul da América.

Vista do viaduto no entroncamento da BR-290 com a BR-392
Curso d`agua no amanhecer no Pampa Gaúcho

Veja a localização na indicação do mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário