Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

segunda-feira, 30 de maio de 2022

1 ª Festa do Azeite do Oliva: Geoparque Caçapava

A comunidade do Geoparque Caçapava Aspirante Unesco: professores e alunos da Unipampa e UFSM,  parceiros e apoiadores marcaram presença na 1 ª Festa do Azeite do Oliva com palestras e geoprodutos.

Confiram as imagens:

Texto e imagens: Lislair Leão Marques

1 ª Festa do Azeite do Oliva: evento exitoso


Duas décadas de empreendimento atento no cultivo das oliveiras mais a produção do azeite de oliva culminaram num evento exitoso: a Festa do Azeite de Oliva, o primeiro de muitas. Realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2022, em Caçapava do Sul/RS, berço da olivicultura brasileira.

Produtores e organizadores do evento se manifestam entusiastas. O evento moveu a comunidade caçapavana para o setor que retrata um novo marco econômico associado ao setor do turismo para Caçapava do Sul a região do pampa.

Texto e imagens: Lislair Leão Marques


segunda-feira, 23 de maio de 2022

1ª Festa do Azeite de Oliva

 

Caçapava do Sul celebra de 27 a 29 de maio a safra recorde de azeite de oliva no Rio Grande do Sul com a Festa do Azeite de Oliva. O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha e terá três dias de atividades intensas, muita música, degustação e também grande variedade de exposição de produtos da agricultura familiar e de artesanato da região.

A safra 2022 de olivas registrou um aumento de 121%, em relação ao ano anterior, segundo a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. O Estado possui 321 olivicultores e o número de municípios com olivais é de 108.



O produtor e presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes, é entusiasta: “A cada ano registramos um maior interesse pela produção, as parcerias público-privadas têm se estabelecido com mais força e o solo gaúcho tem muitos olivais novos, confirmando uma tendência de crescimento, se o clima continuar colaborando para o cultivo".

O governo do Estado  do Rio Grande do Sul vai se transferir para o município no dia 27 de maio. Além do governador, Ranolfo Vieira Junior, irão despachar de Caçapava, os secretários: Domingos Velho Lopes, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Edson Brum, Desenvolvimento Econômico, Raphael Ayub, Turismo e Beatriz Araujo, da Cultura.

Vem celebrar conosco!


Programação da 1ª Festa do Azeite de Oliva

Dias 27 a 29 de maio de 2022

Onde: Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul

Redes sociais: @festadoazeitedeoliva

Entrada franca

 

Dia 27/05/22 – sexta-feira

11h– Solenidade de abertura com autoridades

18h15 – Apresentação Coral Caçapavano - Palco principal

19h30 – Apresentação Banda Municipal - Palco principal

 

Dia 28/05/22 – sábado

17h30 – Duda e Pety – MPB - Palco gastronômico

18h – Grupo Rolêzin – pagode – Palco principal

18h45 –Estela La Bella – sertanejo- Palco principal

20h - Comunidade Nin-Jitsu - Palco principal

21:15 - Mfunk- Palco Principal

22h15 – Chimarruts - Palco principal

 

Dia 29/05/22 – domingo

11h30 - Tela Class - rock – Palco Gastronômico

13h - Pra ti Vê – pagode – Palco gastronômico

14h30 - Invernada no CTG do Forte

15:30h Bonecos da Montanha - teatro infantil – Palco Principal

16h15 – Jairo Lambari Fernandes - nativista - Palco Principal

17h30 - Dante Ramon Ledesma - nativista - Palco Principal

18h45 - Lênin e William -sertanejo – Palco Gastronômico

Texto e imagens: Lislair Leão Marques

quinta-feira, 19 de maio de 2022

O Tom do Amor – integração APAE, Idosos e comunidade UNIPAMPA

 



Quando descobriu o seu amor pela flor de seu planeta, assim refletiu o Principezinho do livro “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry: “Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava, me iluminava... Não devia jamais ter fugido. Devia ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus podres ardis. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar” “... não se deve nunca escutar as flores. Basta olhá-las, aspirar o seu perfume.”

Também refletimos mais sobre o “Amor”, em releituras deste famoso livro, em aula especial integrando a APAE, idosos e a comunidade da UNIPAMPA-Caçapava do Sul, em terceiro momento do projeto “O Tom do Amor”.







Realização:
Texto e imagens: Lislair Leão Marques

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Tom do Amor - atividade 2

O sétimo planeta visitado pelo Principezinho, do livro “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry foi a Terra. “A Terra não é um planeta qualquer!”, disse ele. Neste encontrou uma raposa.

“Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil de outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei única no mundo...”

E assim seguiu a segunda atividade do projeto “Tom do Amor” no planeta Terra com os alunos da APAE.

Eis o meu segredo, disse a raposa: “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”.





Realização:

Texto e imagens: Lislair Leão Marques

quinta-feira, 5 de maio de 2022

O Tom do Amor

 

Com o objetivo de promover a reflexão e ação sobre “Cuidado”, “Tolerância”, “Respeito” e “Preservação” através de palestras motivadoras ao “Amor”, que o Projeto Caminhos do Sul da América desenvolve e executa baseado no livro “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine Saint-Exupéry novo projeto denominado “O Tom do Amor”.

Vivenciamos tempos estranhos e incertos com a Pandemia e geo-conflitos mundiais. Ao depararmos com o MEDO, só podemos superar com AMOR, em todas suas versões e sentidos. A proposta final deste projeto é desenvolver o bem-estar dos envolvidos despertando-os para a generosidade e empatia para os próximos, meio e coisas.

Este projeto também cumpre a Lei Aldir Blanc, a qual o Projeto Caminhos do Sul da América foi contemplado em 2020.

Assim, iniciamos as atividades na APAE com a leitura e reflexão do livro. Confira as imagens.



Realização:

Texto e imagens: Lislair Leão Marques

Iniciativa Parceira do Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO

 

O Projeto Caminhos do Sul da América é certificada como Iniciativa Parceira Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO, conforme EDITAL 01/2022 – SECULTUR – Cadastramento para certificação e recebimento de selos de “geoproduto”, “iniciativa parceira” e “apoiador” do Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul.

Texto: Lislair Leão Marques