Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Geomonumentos de Caçapava do Sul

Os geomonumentos são as formações rochosas que compreendem uma área muito importante para a cultura e ciência na cidade de Caçapava do Sul. Graças a essas belezas naturais presentes na região, foi possível ser pautada a geodiversidade e como ela é importante para a sociedade que vive em torno delas. Atualmente, a importância dos geomonumentos tem se expandido com ajuda do trabalho realizado pelo projeto Geoparque Caçapava que vem não apenas dando foco à conservação e valorização das áreas chamadas como geossítios, mas também dando novos ares para o turismo e para a cultura, principalmente pela parceria e divulgação de artesãos e empresas da região que auxiliam não apenas na diversidade com seus trabalhos, mas também na geodiversidade.
Alguns dos geomonumentos mais conhecidos são a Serra do Segredo e Pedras das Guaritas, que formam belas paisagens que são apreciadas por turistas e pela comunidade em geral. São formações altas, com formas irregulares e que juntas, originam conjuntos harmônicos e complexos. Esses, além de muitos outros geomonumentos presentes na região, dão tom para uma expansão iminente do geoturismo e da geodiversidade, trazendo ao povo de Caçapava do Sul não apenas algo para se orgulhar mas também voz e destaque, o que é muito importante para que paisagens e encantos naturais como esses continuem sendo preservados e imortalizados na cultura regional.

Serra do Segredo

Pedras das Guaritas

Texto: Heitor Madeira

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Geoparque Caçapava


Os geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO em que a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. Esse desenvolvimento pode se dar no turismo, na criação de produtos (geoprodutos), na gastronomia e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à cultura da comunidade. Em Caçapava do Sul, o Geoparque é um projeto que formou uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal do Pampa, que criaram setores de extensão para fazer o gerenciamento e manutenção das ações que o projeto realiza.
O trabalho da UNESCO com geoparques teve início em 2001. Em 2004, 17 geoparques europeus e 8 chineses se reuniram na sede da UNESCO em Paris para formar a Rede Global de Geoparques, onde as iniciativas nacionais para proteção do patrimônio geológico contribuem e beneficiam a adesão a uma rede global de intercâmbio e cooperação, desenvolvendo práticas e padrões de qualidade para territórios que integram a proteção dos locais ligados ao Patrimônio Geológico em uma estratégia para o desenvolvimento econômico sustentável regional.
O projeto Geoparque Caçapava busca a certificação pela UNESCO, para então fazer parte da Rede Global de Geoparques e receber apoio da organização para continuar suas atividades. Atualmente, o projeto realiza eventos como o Geodia, além de feiras com os geoprodutos que possuem certificado de Iniciativa Parceira e capacitações para os empreendedores e artesãos da região. O foco principal é a expansão do turismo de Caçapava do Sul e a divulgação de geodiversidade que por muito tempo foi negligenciada e agora, está recebendo a devida atenção.


Texto: Heitor Madeira
Imagem: Felipe Guadagnin

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Geoprodutos de Caçapava do Sul

A artesã Rosa Ruschel, presidente do Conselho Municipal de Turismo do Município e atuante na Comissão do Geoparque Caçapava do Sul, falou um pouco sobre os geoprodutos - itens de artesanato e produtos regionais feitos por artesãos e comerciantes da cidade e que são vendidos ao público visitante. A sua loja, Rosa Biscuit, foi uma das primeiras a receber o selo de Iniciativa Parceira do Geoparque e ela se diz confiante na espera da certificação do projeto pela UNESCO.


Empreendedores de Caçapava foram cadastrados com selos de geoprodutos, apoiadores e iniciativas parceiras dentro do projeto do Geoparque, configurando uma grande mudança para os artesãos e comerciantes locais, que vêem seus trabalhos cada vez mais valorizados dentro da cultura local. São no momento, 42 empreendimentos locais com selos do Geoparque e mais alguns irão ser cadastrados assim que um novo edital for divulgado.


Para Rosa, a qualificação e o valor significativo da arte e dos produtos vendidos passaram a ganhar muito mais reconhecimento, pois o Geoparque veio para somar e mostrar Caçapava do Sul para o mundo, com suas belezas e também o que é produzido na cidade, que está cada dia mais focada na difusão do turismo.


Texto: Heitor Madeira

Imagem: Rosa Ruschel (Disponível em: Geoparque Caçapava)