Durante o Fórum, foram tratadas pautas em relação ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e NEABI Unipampa (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), além da apresentação do Programa Avançar pela Cultura e das diretrizes municipais. Houveram ainda debates sobre a criação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e apresentação de estratégias, encerrando com uma Ciranda Cultural da Cultura Afro-brasileira.
terça-feira, 30 de novembro de 2021
Promoção da Igualdade Racial
Durante o Fórum, foram tratadas pautas em relação ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e NEABI Unipampa (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), além da apresentação do Programa Avançar pela Cultura e das diretrizes municipais. Houveram ainda debates sobre a criação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e apresentação de estratégias, encerrando com uma Ciranda Cultural da Cultura Afro-brasileira.
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Estamos no Instagram!
Agora temos um perfil no Instagram! Não deixe de seguir nosso perfil e acompanhar nossos posts por lá também.
Acesse: @caminhosdosuldaamerica
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Projeto Caminho Fotográfico - Memória das Águas
Durante o Geodia, que ocorreu em Caçapava do Sul entre os dias 18 e 20 de novembro, uma das atrações foi um passeio fotográfico passando por diversos pontos turísticos e importantes para a cidade, principalmente no âmbito da geodiversidade. Em um dos pontos, no Forte D. Pedro II, os guias do passeio, Francisco - graduando de Geologia pela Unipampa - e Juliana - professora e coordenadora do projeto - falaram um pouco sobre o projeto Caminho Fotográfico - Memória das Águas, que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade de Caçapava em relação às fontes e nascentes de água presentes na região. As fontes são muito importantes para a comunidade, já que sempre serviram os moradores na história da região que se concentram em volta de suas nascentes e estiveram presentes desde a construção do Forte e também da igreja local.
O projeto visa a preservação das fontes e seus integrantes pretendem colocar placas que as identifiquem e tragam informações como a qualidade das águas e com isso dêem visibilidade a esse bem tão precioso e significativo para a região. Segundo a Professora Juliana, “enquanto não há conhecimento, não há cuidado”, ou seja, as pessoas precisam conhecer mais sobre a história do que há em sua volta para se conscientizar - mesmo que as fontes sempre estivessem lá, a preservação depende de uma maior importância a ser dada para elas, que por muito tempo, foram riquezas que não tiveram a devida atenção.
O Geoparque Aspirante UNESCO, projeto que realizou o Geodia possui uma parceira com o projeto Memória das Águas, já que ambos buscam garantir visibilidade e atenção para os geomonumentos de Caçapava do Sul e que o turismo possa ser enriquecido com seus cuidados.
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Geodia marcou a última semana em Caçapava do Sul
Durante o primeiro dia, ocorreu a visita de alunos da educação básica no campus da UNIPAMPA, que aproveitaram um espaço de conhecimentos sobre a região e as maravilhas da geodiversidade como uma Sessão historiada sobre a Preguiça Gigante, visita ao Jardim da Geodiversidade, Caça aos fósseis, além da presença da Novelaria Santa Maria falando sobre o artesanato com lã, entre outras atrações.
Imagens: Equipe Geodia
Imagens: Lislair Leão Marques
O evento também contou com outras atrações para professores, empreendedores e parceiros do Geoparque, como capacitações e conversas sobre empreendedorismo. Para alunos e crianças, ainda houveram oficinas sobre EcoGastronomia, chás e ervas tradicionais, mais um passeio pelas maravilhas naturais da região e abertura de um concurso artístico para despertar a criatividade dos pequenos, com a temática sendo a Preguiça Gigante.
O Geodia se encerrou no sábado, dia 20 e mais uma vez mostrou o quão importante é valorizar as belezas, a cultura, a história e a geodiversidade da região de Caçapava do Sul, por muito tempo esquecida e que aos poucos vem ganhando mais destaque no turismo regional com a ajuda de projetos como o Geoparque. Agradecemos a todos os envolvidos no evento e encorajamos para que hajam mais movimentos como esse acontecendo na cidade e divulgando as maravilhas de Caçapava à toda comunidade.
Texto: Heitor Madeira - Acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIPAMPA e bolsista do Geoparque.