Alguns dos geomonumentos mais conhecidos são a Serra do Segredo e Pedras das Guaritas, que formam belas paisagens que são apreciadas por turistas e pela comunidade em geral. São formações altas, com formas irregulares e que juntas, originam conjuntos harmônicos e complexos. Esses, além de muitos outros geomonumentos presentes na região, dão tom para uma expansão iminente do geoturismo e da geodiversidade, trazendo ao povo de Caçapava do Sul não apenas algo para se orgulhar mas também voz e destaque, o que é muito importante para que paisagens e encantos naturais como esses continuem sendo preservados e imortalizados na cultura regional.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Geomonumentos de Caçapava do Sul
Alguns dos geomonumentos mais conhecidos são a Serra do Segredo e Pedras das Guaritas, que formam belas paisagens que são apreciadas por turistas e pela comunidade em geral. São formações altas, com formas irregulares e que juntas, originam conjuntos harmônicos e complexos. Esses, além de muitos outros geomonumentos presentes na região, dão tom para uma expansão iminente do geoturismo e da geodiversidade, trazendo ao povo de Caçapava do Sul não apenas algo para se orgulhar mas também voz e destaque, o que é muito importante para que paisagens e encantos naturais como esses continuem sendo preservados e imortalizados na cultura regional.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
Geoparque Caçapava
Os geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO em que a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. Esse desenvolvimento pode se dar no turismo, na criação de produtos (geoprodutos), na gastronomia e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à cultura da comunidade. Em Caçapava do Sul, o Geoparque é um projeto que formou uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal do Pampa, que criaram setores de extensão para fazer o gerenciamento e manutenção das ações que o projeto realiza.
O trabalho da UNESCO com geoparques teve início em 2001. Em 2004, 17 geoparques europeus e 8 chineses se reuniram na sede da UNESCO em Paris para formar a Rede Global de Geoparques, onde as iniciativas nacionais para proteção do patrimônio geológico contribuem e beneficiam a adesão a uma rede global de intercâmbio e cooperação, desenvolvendo práticas e padrões de qualidade para territórios que integram a proteção dos locais ligados ao Patrimônio Geológico em uma estratégia para o desenvolvimento econômico sustentável regional.
O projeto Geoparque Caçapava busca a certificação pela UNESCO, para então fazer parte da Rede Global de Geoparques e receber apoio da organização para continuar suas atividades. Atualmente, o projeto realiza eventos como o Geodia, além de feiras com os geoprodutos que possuem certificado de Iniciativa Parceira e capacitações para os empreendedores e artesãos da região. O foco principal é a expansão do turismo de Caçapava do Sul e a divulgação de geodiversidade que por muito tempo foi negligenciada e agora, está recebendo a devida atenção.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Geoprodutos de Caçapava do Sul
A artesã Rosa Ruschel, presidente do Conselho Municipal de Turismo do Município e atuante na Comissão do Geoparque Caçapava do Sul, falou um pouco sobre os geoprodutos - itens de artesanato e produtos regionais feitos por artesãos e comerciantes da cidade e que são vendidos ao público visitante. A sua loja, Rosa Biscuit, foi uma das primeiras a receber o selo de Iniciativa Parceira do Geoparque e ela se diz confiante na espera da certificação do projeto pela UNESCO.
Empreendedores de Caçapava foram cadastrados com selos de geoprodutos, apoiadores e iniciativas parceiras dentro do projeto do Geoparque, configurando uma grande mudança para os artesãos e comerciantes locais, que vêem seus trabalhos cada vez mais valorizados dentro da cultura local. São no momento, 42 empreendimentos locais com selos do Geoparque e mais alguns irão ser cadastrados assim que um novo edital for divulgado.
Para Rosa, a qualificação e o valor significativo da arte e dos produtos vendidos passaram a ganhar muito mais reconhecimento, pois o Geoparque veio para somar e mostrar Caçapava do Sul para o mundo, com suas belezas e também o que é produzido na cidade, que está cada dia mais focada na difusão do turismo.
Texto: Heitor Madeira
Imagem: Rosa Ruschel (Disponível em: Geoparque Caçapava)
terça-feira, 30 de novembro de 2021
Promoção da Igualdade Racial
Durante o Fórum, foram tratadas pautas em relação ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e NEABI Unipampa (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), além da apresentação do Programa Avançar pela Cultura e das diretrizes municipais. Houveram ainda debates sobre a criação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e apresentação de estratégias, encerrando com uma Ciranda Cultural da Cultura Afro-brasileira.
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Estamos no Instagram!
Agora temos um perfil no Instagram! Não deixe de seguir nosso perfil e acompanhar nossos posts por lá também.
Acesse: @caminhosdosuldaamerica
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Projeto Caminho Fotográfico - Memória das Águas
Durante o Geodia, que ocorreu em Caçapava do Sul entre os dias 18 e 20 de novembro, uma das atrações foi um passeio fotográfico passando por diversos pontos turísticos e importantes para a cidade, principalmente no âmbito da geodiversidade. Em um dos pontos, no Forte D. Pedro II, os guias do passeio, Francisco - graduando de Geologia pela Unipampa - e Juliana - professora e coordenadora do projeto - falaram um pouco sobre o projeto Caminho Fotográfico - Memória das Águas, que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade de Caçapava em relação às fontes e nascentes de água presentes na região. As fontes são muito importantes para a comunidade, já que sempre serviram os moradores na história da região que se concentram em volta de suas nascentes e estiveram presentes desde a construção do Forte e também da igreja local.
O projeto visa a preservação das fontes e seus integrantes pretendem colocar placas que as identifiquem e tragam informações como a qualidade das águas e com isso dêem visibilidade a esse bem tão precioso e significativo para a região. Segundo a Professora Juliana, “enquanto não há conhecimento, não há cuidado”, ou seja, as pessoas precisam conhecer mais sobre a história do que há em sua volta para se conscientizar - mesmo que as fontes sempre estivessem lá, a preservação depende de uma maior importância a ser dada para elas, que por muito tempo, foram riquezas que não tiveram a devida atenção.
O Geoparque Aspirante UNESCO, projeto que realizou o Geodia possui uma parceira com o projeto Memória das Águas, já que ambos buscam garantir visibilidade e atenção para os geomonumentos de Caçapava do Sul e que o turismo possa ser enriquecido com seus cuidados.
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Geodia marcou a última semana em Caçapava do Sul
Durante o primeiro dia, ocorreu a visita de alunos da educação básica no campus da UNIPAMPA, que aproveitaram um espaço de conhecimentos sobre a região e as maravilhas da geodiversidade como uma Sessão historiada sobre a Preguiça Gigante, visita ao Jardim da Geodiversidade, Caça aos fósseis, além da presença da Novelaria Santa Maria falando sobre o artesanato com lã, entre outras atrações.
Imagens: Equipe Geodia
Imagens: Lislair Leão Marques
O evento também contou com outras atrações para professores, empreendedores e parceiros do Geoparque, como capacitações e conversas sobre empreendedorismo. Para alunos e crianças, ainda houveram oficinas sobre EcoGastronomia, chás e ervas tradicionais, mais um passeio pelas maravilhas naturais da região e abertura de um concurso artístico para despertar a criatividade dos pequenos, com a temática sendo a Preguiça Gigante.
O Geodia se encerrou no sábado, dia 20 e mais uma vez mostrou o quão importante é valorizar as belezas, a cultura, a história e a geodiversidade da região de Caçapava do Sul, por muito tempo esquecida e que aos poucos vem ganhando mais destaque no turismo regional com a ajuda de projetos como o Geoparque. Agradecemos a todos os envolvidos no evento e encorajamos para que hajam mais movimentos como esse acontecendo na cidade e divulgando as maravilhas de Caçapava à toda comunidade.
Texto: Heitor Madeira - Acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIPAMPA e bolsista do Geoparque.
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Caçapava do Sul 190 anos: um rastro de transformação
O Projeto Caminhos do Sul da América, idealizado há dez anos, tem objetivo auspicioso: integrar aspectos culturais e o acesso aos países latinos do sul da América do Sul. Com tempos de epidemias mundiais e controle de fronteiras fica bem mais difícil de ser alcançado, no entanto, a semente está lançada e poderá em algum momento futuro brotar e ser efetivo
Enquanto isso, o Projeto mobilizou a comunidade para um novo olhar mais receptivo a um novo setor econômico local e regional. As forças econômicas de Caçapava do Sul concentram-se em setor primário (mineração e agropecuária). Um pulo para o terceiro setor, como de serviços, por exemplo, seria uma próspera transformação para o município que perde, ano a ano, sua juventude que vão para outros lugares em busca de seu sustento.
Para
que o turismo seja exitoso é preciso infraestruturas adequadas e uma disposição
para receber o visitante. Isto só acontece se a estima e o acolhimento da
comunidade estão bem. Neste sentido, o
projeto moveu emoções dos caçapavanos de todas as idades, promoveu o bem estar
social e estimulou um olhar novo as riquezas intrínsecas e características
desse lugar.
Nestes
dez anos realizaram-se inúmeros eventos com abordagens visando sempre o
turismo. Foram exitosos:
1.
A valorização do Educador que enfrentam desafios enormes, principalmente na
Pandemia.
2.
Na Saúde destaca-se: Prevenção ao Diabetes, homenagens as “Mulheres da Saúde” e
vídeo “As Dez Mais na Arte da Atenção”, também, Workshop ”Tua Saúde é Nossa
Saúde”;
3.
Realizamos 32 exposições nos espaços do Hall do Instituto de Educação “Dinarte
Ribeiro”, Feira do Livro e Espaço Legislativo Municipal.
4.
Oficinas e Cartilhas: Realizemos inúmeras oficinas literárias e lúdicas, e
nestas desenvolvemos quatro Cartilhas;
5.
Projeto Social: realizamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego
Ortiz, com 35 alunos do nono ano. Visando fins socioeducativos e ambientais e
da relação com a comunidade. Foi oportunizado aos participantes oficinas
literárias e desenhos, visita ao entorno da Escola e dos pontos turísticos de
Caçapava do Sul, visita ao Legislativo, participação na Feira do Livro e
exposição.
6.
Concurso Cultural – Desenhos infanto-juvenis: Desde 2013, realizamos com a parceria
com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul o concurso para homenagear o
aniversário do município. Com temática sempre envolvendo paisagens urbanas e
rurais, pertencimento e turismo, buscando um olhar caridoso ao lugar em que
vivemos.
7.
Publicações: Além da ferramenta de comunicação, Blog “Caminhos do Sul da
América”, o Projeto publicou, em 2012, duas versões impressas, um livrinho e um
livro (português e espanhol) de fotografias estimulando o Turismo com
integração dos países do sul da América. Em 2012, foi lançado na Feira do Livro
o ebook. Com os livros foram realizados vários eventos: lançamento na Casa de
Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, participação em Feiras e oficinas com
escolares.
8.
Concurso Cultural – Fotografia: Desde 2014 realizamos o concurso para
homenagear o aniversário do município, com a parceria com a Câmara de
Vereadores de Caçapava do Sul. O vencedor do Troféu, sempre também é
contemplado com a Agenda. As temáticas sempre envolveram o pertencimento e
turismo, buscando um olhar caridoso ao lugar em que vivemos;
9.
Patrimônio Histórico: Buscamos sensibilizar a comunidade para preservação e seu
valor histórico de edificações e movemos o Poder Público a esta causa. Dentre
os eventos destacamos o “Workshop Patrimônio Merece Respeito”;
10.
Literatura/88 Palavras: Desde 2013, através do Concurso Cultural com a parceria
da Câmara de Vereadores, oportunizamos todos caçapavanos a expressarem o seu
amor por nossa terra em 88 palavras.
Além
desses dez tópicos acompanhamos eventos paralelos e de outras iniciativas com
fins culturais e de turismo. Vemos o município, gigante pela importância e
riqueza naturais despontar para o turismo: projetos públicos, espaços culturais
e de museu, produtos locais e artesanatos interessantes e ótimo acabamento,
melhores infraestruturas de hospedagem e de alimentação.
Caçapava
do Sul, a “Sentinela dos Cerros” e suas denominações de “Capital Farroupilha” e
“Capital Brasileira do Cobre”, “Geoturismo” localizada no Bioma Pampa Gaúcho,
atrai o Turismo de Tradição, Histórico, Religioso, de Aventura, de Passagem, de
Contemplação e de Raiz onde os caçapavanos retornam ávidos para saciar a
saudade de sua terra.
Poderá,
também, Caçapava do Sul ser um Geoparque (aspirante ao reconhecimento da UNESCO).
Segundo o percursor desta ideia, professor André Borba/UFSM, o solo caçapavano
possui rochas que registram um momento único na evolução do continente
sul-americano e africano quando estavam grudados. Estas rochas estão expostas
em belos geomonumentos onde se encontram microfósseis mais antigos do sul do
Brasil.
E
assim, com um rastro de transformação, Caçapava do Sul emerge de um grande
potencial turístico com mais aporte e acolhimento dos visitantes. Imagens abaixo do rico artesanato caçapavano.
segunda-feira, 8 de março de 2021
Homenagem as Dez Mais na Arte da Atenção
quarta-feira, 3 de março de 2021
Dia Internacional da Mulher: As Dez Mais na Arte da Atenção
O Dia da Mulher é comemorado no mundo no dia 8 de março. É uma celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Em quarta edição em 2021, o Projeto Caminhos do Sul da América renova as lutas desta importante data com apoio da SECULTUR e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.
Vivemos em tempo que o mundo pede calma, tempos de ansiedades e incertezas: cuidado e atenção é preciso! Assim, dez Mulheres que no seu dia a dia revelam leveza no trato com o outrem e possuem argumentos fortes na sua defesa e proteção, são homenageadas neste ano de 2021.
As homenageadas vão expor sua ação em um vídeo que será publicado no dia 8 de março. É maravilhoso partilhar a histórias de nossas homenageadas, pois certamente têm valor na evolução de muitas pessoas de nossa comunidade e igualmente emocionante entender que a experiências delas nutrirá muitas outras.
Imagens de Catherine Vargas Fotografia