Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 10 de março de 2020

Mulher da Saúde 2020


 O  Dia da Mulher é comemorado todos os anos, em 8 de março. É uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo das décadas, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, depois por diversos países.

O Projeto Caminhos do Sul da América, que iniciou há nove anos com a finalidade de desenvolver o turismo de Caçapava do Sul, percebeu que precisaríamos trabalhar mais, bem estar caçapavano. Assim, o Projeto se empenha, em fase de mobilização, para a promoção de eventos que move para a valorização de nossa gente.

Há três anos promove o evento do Dia das Mulheres, este ano de 2020, elegemos a temática da SAÚDE.

Homenagear Mulheres da Saúde é, então, justo e necessário: pela dignidade de seu trabalho e dos desafios que esta área trás, em nossos tempos de alta tecnologia. Que através desse evento as Mulheres homenageadas se sintam calorosamente abraçadas e que as retroalimente boas novas lutas. São elas:
Ana Valle Cidade (Administradora), Adelina de Freitas Stefani (Farmaceutica Bioquímica), Bárbara Macedo de Macedo (Farmaceutica Bioquímica), Bruna Ferreira Dias (Técnica de Enfermagem), Charlene Messias (Cirurgiã Dentista), Cristina Cardoso Torres (Psiquiatra), Carmem Lúcia Carvalho dos Santos (Técnica de Enfermagem), Denise Maria Chaves Dias (Médica Ginecologista), Francieli Casanova (Enfermeira), Gabriela Coradini Abascal (Farmaceutica Bioquímica), Lisiane da Rosa Oliveira (Farmaceutica Bioquímica), Inês Medeiros Salles (Enferemira), Maria Geni Gomes de Oliveira (Servidora Pública), Maria Helena Chagas Amado (Administradora), Nelma do Carmo de Lima Gomes (Enfermeira), Neli Lúcia Coradini Abascal (Química Industrial), Rosa Lucia Coradini Vivian (Farmaceutica Bioquímica), Rosane Coradini Abdalla (Farmaceutica Bioquímica),  Rosemari Teresinha Machado Werlang (Médica Clínica Geral, Dermatologista e Ginecologista),  Sandra Bairros da Silva (Enfermeira).

O evento é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América, com a parceria da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, com o apoio dos padrinhos: FARMÁCIAS NICOLA, LOJAS QUERO-QUERO, ÓTICA LIDER, LABORATÓRIO SARETTA, DELTA SUL, COTRISUL, LABORATÓRIO SANTA LÚCIA, SICREDI, FARMÁCIAS SÃO JOÃO, CARMEN SUZANITA, MARIA HELENA AMADO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, JORNAL DO PAMPA e GAZETA DE CAÇAPAVA.

Cartilha Ambiental


A informação e educação ambiental para promover hábitos saudáveis são imprescindíveis para os aprendizes, pois eles fiscalizam e multiplicam ideias. Assim, nesta perspectiva, foi  lançado uma “Cartilha Ambiental”, no III Workshop “Tua Saúde é Nossa Saúde” no dia 6 de março, junto a uma oficina para alunos do 7ª, 8ª e 9º anos do Instituto Municipal de Educação.

A Cartilha Ambiental tem arte e pesquisa de Lislair Leão Marques, com imagens lúdicas e com instruções para consciência ambiental e social. Uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América com o apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

III Workshop “Tua Saúde é Nossa Saúde”


Vivemos em modo concentrado (meio urbano) e o lixo se torna um dos grandes problemas mundo. A distribuição dos alimentos vem fracionada em embalagens contribuindo para a geração do lixo. O grande volume desses resíduos, sem tratamento, prejudica o meio, como por exemplo: a proliferação de doenças advindas da falta de saneamento, a falta segurança alimentar pelo manuseio inadequado dos alimentos e baixa qualidade da água pela infestação de lixo. Isto muito nos afeta, bem como, a todas as espécies.

Então, cuidar do nosso corpo é também cuidar do meio em que vivemos. O lixo que produzimos pode ser controlado através de ações simples que logo viram hábitos. Na falta do cuidado, um indivíduo pode prejudicar muitas pessoas.

Com as paletras da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, através do coordenador Luiz Antonio Ilha e os fiscais sanitários: Ana Clara Vargas de Mello e Julio Cezar Forgiarini Dias. Eles abordaram sobre a Dengue, Qualidade da água para consumo humano. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Bairros da Silva, tratou sobre o Covid 19.

 A farmacêutica Lisiane da Rosa Oliveira, pela Farmácias Nicola, falou dos cuidados da pele. E no final desse evento, aconteceu uma oficina ministrada por Lislair Leão Marques que lançou a “Cartilha Ambiental” com instruções para consciência ambiental e social.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Mulheres da Saúde do Século Passado – Dra Alice e Dra Nair

Corajosas mulheres que enfrentaram o universo profissional masculino do século passado são homenageadas através de uma mostra fotográfica, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Espaço Cultural Legislativo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

Dra Alice Lang e Dra Nair Guedes, foram as primeiras médicas atenderem a comunidade caçapavana, no século passado. Tinham a firmeza no olhar e sem a tecnologia de hoje, era com o toque de suas mãos que captavam o estado de saúde de seus pacientes.

Alice Berta Menalda Lang (Doutora Alice, como era chamada na comunidade) nasceu em Porto Alegre, em 26 de janeiro de 1925. Médica pela UFRGS, em 1951. Após dois anos de especialização na Alemanha, junto com seu esposo, Dr. Vitor Lang, veio residir e atuar medicina em Caçapava do Sul. Dra. Alice e Dr. Vitor tiveram dois filhos: Ilse e Carlos.

Nair Menezes Guedes (Doutora Nair) nasceu em São Gabriel, em 24 de dezembro de 1913. Foi casada com Rubens Rosa Guedes, também médico, e exerceu medicina em Caçapava do Sul durante toda a vida profissional. Foi médica no Posto de Saúde e 1ª Dama do Município. Dra. Nair e Dr. Rubens tiveram três filhos: Leda Lígia, Maria Tereza e Paulo Rubens.

Além das atividades profissional médica e cuidados com a família, Dra Alice e Dra Nair desempenhavam funções sociais a comunidade caçapavana.

As memórias dessas duas mulheres registram o marco inicial da Mulher Médica caçapavana. Homenageá-las é justo e necessário. Vemos através delas o passado e a evolução, que por hora atinge, a significativa atividade das Mulheres da Saúde. Que suas generosidade e enfrentamento sejam inspiração à trajetória de muitas outras mulheres da área da saúde de nossa comunidade.
Paulo Guedes, hoje residente em Brasília, neto da Dra Nair, com quem conviveu seus 17 primeiros anos de vida, traz consigo uma memória afetiva com emoção: “além de guerreiras na profissão, era o esteio da família”, disse.

Ilse Lang, hoje residente em Porto Alegre, filha da Dra. Alice, diz que a iniciativa da homenagem é muito bacana.

As imagens da exposição pertencem ao acervo do Dr. Juarez da Rosa Teixeira e as informações tem fonte da sua publicação “Caçapava, um olhar sobre o Século XX”, de 2016. Dr. Juarez relembra dessas médicas com muita admiração, “seu exercício profissional naquela época era um ato de coragem”, diz.

A exposição tem lançamento, nesta segunda-feira (9), às 14h. É promovido pelo Projeto Caminhos do Sul da América com apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. Fica exposta a visitação até o fim de março, das 9 às 15h, de segunda a sexta-feira.