Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Premiação Concurso Cultural 2019: Troféus

Modalidade fotografia: vencedora Débora Saldanha de Freitas
Modalidade 88 Palavras: vencedora Isa Doris Texeira de Macedo
Modalidade Desenho Infanto-Juvenil: vencedor Caio Furtado Alves
Toda cidade tem uma alma que consiste na identidade, nas recordações de sua história, nos sentimentos e nas esperanças de sua comunidade. Ela faz que se diferenciem de povos de outros lugares e assinala a sua gente uma missão de preservá-la permitindo a evolução e progresso das gerações futuras.

Nós caçapavanos, de alma campeira, generosa e hospitaleira, para celebrarmos 188 anos de emancipação do nosso município promovemos o Concurso Cultural 2019, em sua quinta edição com o tema “Identidade e Pertencimento”. O evento foi uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América em parceria e apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e do Jornal A Palavra.
Os vencedores nas três modalidades são apresentados a seguir suas participações:

Modalidade Fotografia: Débora Saldanha de Freitas
Modalidade 88 Palavras: Isa Dóris Teixeira de Macedo
Modalidade Desenho Infanto-Juvenil: Caio Furtado Alves

O Troféu foi confeccionado pelo escultor Diniz, a imagem de fundo do Certificado é de Lislair Leão Marques e as imagens do evento é da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

Premiação Concurso Cultural 2019: 88 Palavras

As participações na modalidade 88 Palavras apresentaram memórias afetivas carregadas de paixão ao lugar onde nasceu que se traduzem em sementes puras de nossa gente.

As preciosas participações são apresentadas a seguir com suas palavras. Isa Doris Teixeira de Macedo (Troféu 2019), Geruza Maria de Oliveira CassolJuliaMota de VargasVirgínia Curcino Garcia.
Autora: Virgínia Curcino Garcia
Autora: Geruza Maria de Oliveira Cassol
Autora: Julia Mota de Vargas

Autora: Isa Doris Teixeira de Macedo
Imagens: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul

Premiação Concurso Cultural 2019: Fotografia

Traduzir em imagens expressões de “identidade e pertencimento” ao lugar onde nasceu certamente é um exercício que exige sensibilidade. Isso foi captado a todas as participações na modalidade Fotografia do Concurso Cultural 2019. Os classificados William Brasil, Rafael Teixeira Chaves, Giordano Borba de Freitas e Débora Saldanha de Freitas (Troféu 2019) são apresentados com suas imagens a seguir:
Foto: Forte Dom Pedro II, Autora: Débora Saldanha de Freitas (Troféu 2019)
Nas pedras do Forte nossa história está gravada. Por onde andarmos esta imagem sempre despertará nossas memórias afetivas e o sentimento de pertencer a este povo e a este lugar: Caçapava do Sul!

Foto: Resistência, Autor: Giordano Borba de Freitas
Essa foto retrata a casa em estilo português que abrigou no passado a Transportes Riachuelo e hoje sedia o Mercado Espaço Cultural e destaca a obra do artista Baiano Miro Santana, no painel: Resistência.
Foto: Memórias de uma Manhã de Inverno Caçapavano, Autor: Rafael Teixeira Chaves
Manhã de inverno que só quem é de Caçapava sabe como é, um dia cinza, uma neblina e o vento no Forte. Quantas memórias, quantas sensações, saudade da minha terra.
Foto: O Bioma Pampa Reflete, Autor: William Brasil
A foto tirada no lago da Chácara do Forte reflete a riqueza do Bioma Pampa, nela, a natureza vive em harmonia: árvores, água e animais, em sinergia no reflexo da água cristalina, espelho do belo.

Premiação Concurso Cultural 2019: Desenho infanto-juvenil

Aconteceu na tarde do dia 21 de outubro de 2019, durante a sessão ordinária do Legislativo, a premiação dos participantes do Concurso Cultural 2019. Evento organizado pelo Projeto Caminhos do Sul da América, em parceria com a Câmara de Vereadores e jornal A Palavra. O concurso é alusivo aos 188 anos de emancipação política do município de Caçapava do Sul em dia 25 de outubro.

Com sensibilidade foi a retratação de memórias afetivas de Caçapava do Sul através de Desenhos da rica participação infanto-juvenil. Foram classificados:

Alesson Dorneles Nascimento, Ana Julia Dias Oliveira, Bernardo Teixeira Henriques, Caio Furtado Alves (Troféu 2019), Gabryel Teixeira Campos, Jariely Garcia Fagundes, Hérick Marques, João Henrique Mendes da Silva, João Victor Lopes Jaime, Livia Oliveira, Luiz Felipe Lopes Paz, Maryanna Nunes Gonçalves, Richard Zanetti, Sophia Oliveira Prates Moraes, Yasmin de Oliveira Dutra.

Confira as imagens de entrega dos certificados e Troféu.
Imagens: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Classificados do Concurso Cultural 2019 “Identidade e Pertencimento”


Identidade é aquilo que permanece sempre igual dentro de nós, mesmo estando ou não no mesmo lugar onde nascemos. O sentimento de pertencimento é o sentido de estar em nosso lar, lugar onde nos oferta conforto e onde buscamos equilíbrio de nossas emoções. A memória é a capacidade de armazenar, localizar e reconhecer aspectos do espaço temporal. Cultivar essas sementes é trazer a tona, em certo momento histórico, a essência da Cultura.

Assim, nós caçapavanos, de alma campeira, generosa e hospitaleira, para celebrarmos 188 anos de emancipação do nosso município promovemos o Concurso Cultural 2019, em quinta edição. O evento é uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América em parceria e apoio da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e do Jornal A Palavra.

Neste ano, no oitavo ano do Projeto Caminhos do Sul da América, com a parceria principalmente da Câmara de Vereadores e Jornal A Palavra, realizou eventos bem sucedidos que promoveram o bem-estar da comunidade caçapavana. Podemos destacar o as “Homenagens da Educadoras Rurais” e o “Projeto Social”. Um produto deste Projeto, o Caderno “50 Coisas que todo Caçapavano deve Fazer Antes de Morrer” vai ser presenteado aos que se dedicaram um tempinho para homenagear o aniversário de nosso município. Junto vão ser agraciados com Certificado os classificados nas três modalidades, que são:

Fotografia: Débora Saldanha de Freitas, Giordano Borba de Freitas, Rafael Teixeira Chaves e William Brasil.

88 Palavras: Julia Mota de Vargas, Virgínia Curcino Garcia, Geruza Maria de Oliveira Cassol e Isa Doris Teixeira de Macedo.

Desenho infanto-juvenil: Alesson Dorneles Nascimento, Ana Julia Dias Oliveira, Bernardo Teixeira Henriques, Caio Furtado Alves, Gabryel Teixeira Campos, Jariely Garcia Fagundes, Hérick Marques, João Henrique Mendes da Silva, João Victor Lopes Jaime, Livia Oliveira, Luiz Felipe Lopes Paz, Maryanna Nunes Gonçalves, Richard Zanetti, Sophia Oliveira Prates Moraes, Yasmin de Oliveira Dutra.

As participações vieram cheias de surpresas e emoções. Muita gratidão a todos que se dedicaram em expor o carinho a nossa Caçapava do Sul. As participações em imagens serão expostas no Espaço Cultural Legislativo, com lançamento junto a Premiação, que acontece no Auditório João Manuel de Lima e Silva na Câmara de Vereadores, no dia 21 de outubro, as 14h.

Todos caçapavanos são convidados a esta homenagem!

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Concurso Cultural 2019: “Identidade e Pertencimento”


Guardas de Caçapava do Sul, o quê? – Coisinhas cheias de memórias afetivas... um pensamento que vem a mente com uma tragada de saudade... uma doce lembrança... uma referencia... uma associação que reconecta a Caçapava do Sul. 

Descreva em poucas palavras ou fotografe e participe do Concurso Cultural 2019 “Identidade e Pertencimento”, alusivo ao 188º aniversário de Caçapava do Sul que celebramos no dia 25 de outubro. Para os infanto-juvenil é oportunizado desenhar a sua lembrancinha. 

É uma realização, em 5ª edição, do Projeto Caminhos do Sul da América em parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e Jornal A Palavra.

O tema busca reflexões do caçapavano quanto sua identidade, do sentimento de pertencimento do lugar onde nasceu e do fortalecimento de nossa cultura pelos produtos apresentados no Concurso na modalidade de 88 Palavras.

Leia atentamente os regulamentos nas três modalidades: Desenho infanto-juvenil, Fotografia e 88 Palavras, observe os prazos:

07 a 16 de outubro: envio das participações,
20 de outubro: divulgação dos classificados e os primeiros lugares em cada categoria,
22 de outubro: agraciamento e entregas dos troféus e certificados em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, as 13:30h.

Homenageie o lugar onde nasceu, nossa Caçapava do Sul, participando do Concurso Cultural 2019: “Identidade e Pertencimento” !

Veja os vencedores dos anos anteriores, nos links:

Concurso Cultural 2019 - Regulamento Modalidade Literária, 88 palavras”

Concurso Cultural 2019 “Identidade e Pertencimento”
Regulamento Modalidade Literária, em 88 palavras”

Os projetos “88 palavras” e “Caminhos do Sul da América”, em parceria com o Jornal A Palavra e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, são parceiros na realização do Concurso Cultural Literário “Identidade e Pertencimento” visando estimular e potencializar a cultura literária e concomitante homenagear 188º aniversário de Caçapava do Sul, comemorados no dia 25 de outubro.
O Concurso propicia aos caçapavanos descreverem coisas ou pessoas que guardam como memória afetiva numa caixinha ou no pensamento, associadas a lembranças que reconecta a Caçapava do Sul. O concurso é dirigido a todos caçapavanos natos, residentes, ou não, em Caçapava do Sul.

1. Objetivo: 
1.1. Estimular e premiar talentos a partir da criação em língua portuguesa dos gêneros literários: crônica e poesia, escritos com apenas 88 palavras (sem considerar o número de palavras do título) e desse modo homenagear o aniversário de nosso município.

2. Condições: 
2.1. Cada concorrente poderá participar com apenas um texto original, rigorosamente inédito.
2.2. Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até a data da publicação.

3. Inscrições: 
3.1. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de outubro de 2019. Os interessados devem conferir o regulamento e fazer inscrição pelo e-mail: 88palavras@gmail.com
Com os seguintes dados: 
Nome:
Data de nascimento:
Escolaridade:
Endereço completo:
Telefone de contato:
Categoria: 
3.2. O preenchimento incorreto do cadastro resultará na anulação da inscrição sem aviso prévio.
3.3. O concurso pode ser em qualquer categoria, seja poesia ou crônica. 
3.4. Os textos devem ser escritos em português e ter 88 palavras, sem considerar as palavras do título.

4. Seleção: 
4.1. Independente do número total de inscritos, serão escolhidos 3(três) textos para publicação no blog “88 Palavras”;
4.2. A seleção será feita por uma comissão julgadora composta por pessoas capacitadas na área e colaboradores do blog “88 Palavras” e Jornal A Palavra;
4.3. O parecer da comissão julgadora é irrecorrível;
4.4. Qualquer outro processo/etapa de seleção incluso no concurso ou mudança no desenvolvimento do mesmo não poderá ser questionado.

5. Critérios: 
5.1. Os textos serão analisados a partir dos seguintes critérios: 
a. Correção ortográfica;
b. Criatividade;
c. Inovação;
d. Singularidade.

6. Premiação: 
6.1. Os três primeiros classificados serão contemplados com certificado e publicação no Blog “88 palavras”.
6.2. O primeiro colocado receberá um troféu e publicação impressa no Jornal A Palavra.
6.3. A divulgação dos selecionados será através do site “88 palavras” e sites e blogs dos promotores do concurso até o dia 20 de outubro de 2019.
6.4. A premiação será entregue na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, em data a ser amplamente divulgada.

7. Publicação e direitos autorais: 
7.1. Os candidatos assumem total responsabilidade pela autenticidade dos trabalhos inscritos.

8. Informações: 
Pelo e-mail: 88palavras@gmail.com

Concurso Cultural 2019 - Regulamento da Modalidade Desenho infanto-juvenil


Concurso Cultural 2019 “Identidade e Pertencimento”
Regulamento da Modalidade Desenho infanto-juvenil

O Projeto “Caminhos do Sul da América”, Jornal A Palavra, e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, são parceiros na realização do 4° Concurso Cultural de Desenho infanto-juvenil, visando estimular reflexões do caçapavano quanto sua identidade, do sentimento de pertencimento do lugar onde nasceu e do fortalecimento de nossa cultura, celebrando os 188º aniversário do município que transcorre neste ano. Confira as premissas:
1. Estão habilitados a participar do concurso caçapavanos natos, menores que 14 anos;
2. A participação implica a concordância com todas as cláusulas deste regulamento;
3. Os Desenhos infanto-juvenis deverão ser rigorosamente inéditos;
4. A temática é a Identidade, o Pertencimento e Cultura do lugar onde nascemos, por exemplo: um mimo, uma coisinha, uma fotografia associadas a memórias de Caçapava do Sul que guardamos numa caixinha ou no pensamento.
5. As inscrições podem ser feitas por qualquer caçapavano, menor de 14 anos, residente ou não residente na cidade;
6. Cada participante poderá inscrever-se através da entrega de uma imagem (cópia escaneada, tamanho A4, em JPG até 2Mb, podendo os desenhos ser coloridos ou em preto e branco);
7. Os interessados devem conferir este Regulamento e fazer inscrição com os seguintes dados:
Nome:
Data de nascimento:
Escolaridade:
Endereço completo:
Telefone de contato:
7. As inscrições serão feitas pelo email: artedocartunista@gmail.com, até o dia 16 de outubro de 2019, junto ao envio do Desenho, em anexo, o qual deverá ser denominado com o nome do participante. Exemplo se o nome for “José da Silva” o Desenho deve ser salvado como: josedasilva_1.jpg;
8. O preenchimento incorreto do cadastro resultará na anulação da inscrição sem aviso prévio;
9. O julgamento dos desenhos dos concorrentes será realizado pela comunidade caçapavana apreciadores desta arte e dos colaboradores do Projetos “Caminhos do Sul da América”, Jornal A Palavra e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.
10. A divulgação dos selecionados será através dos sites e blogs dos promotores do concurso no dia 20 de outubro de 2019.
11. Os dez primeiros classificados serão contemplados com certificado e publicação no Blog “Releituras Infanto-Juvenis”, sites apoiadores e redes sociais.
12. O primeiro colocado receberá um troféu e publicação impressa no Jornal A Palavra.
13. Será entregue a premiação na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, em data a ser amplamente divulgada. Após o comunicado de seleção, o autor do Desenho Infantil terá três dias para assinar e enviar o termo de liberação de imagem para fins de exposições públicas, incluindo no Jornal A Palavra.
14. As decisões da comissão julgadora são irrecorríveis.
15. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos coordenadores do concurso.
16. Mais informações podem ser obtidas junto ao email: artedocartunista@gmail.com

Concurso Cultural 2019: Regulamento da Modalidade Fotografia

Concurso Cultural 2019: “Identidade e Pertencimento”
Regulamento da Modalidade Fotografia

Guardas de Caçapava do Sul, o quê? – Coisinhas cheias de memórias afetivas... um pensamento que vem a mente com uma tragada de saudade... uma doce lembrança... uma referencia... uma associação. Descreva em poucas palavras e participe do Concurso Cultural 2019 “Identidade e Pertencimento”, alusivo ao 188º aniversário de Caçapava do Sul que celebramos no dia 25 de outubro. É uma realização do Projeto Caminhos do Sul da América em parceria com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul e Jornal A Palavra.
O tema busca reflexões do caçapavano quanto sua identidade, do sentimento de pertencimento do lugar onde nasceu e do fortalecimento de nossa cultura pelos produtos apresentados no Concurso na modalidade de 88 Palavras.

1. Disposições Gerais
1.1. O Concurso de Fotografia “Identidade e Pertencimento”, promovido pelo Projeto “Caminhos do Sul da América”, em parceria com o Jornal A Palavra e Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul. É aberto a todos fotógrafos caçapavanos, amadores e profissionais, de todas as idades; 
1.2. Deverão ser fotografadas memórias afetivas, seja de coisas ou pessoas, guardadas numa caixinha ou pensamentos, associadas a Identidade, ao Pertencimento e Cultura de Caçapava do Sul.
1.3. A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos da composição e cores da fotografia; 
1. 4. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, 2 (duas) fotos;
1.5. A fotografia deverá ser inédita;
1.6. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.
2. Das inscrições:
2.1 As inscrições serão feitas exclusivamente por email no período de 07/outubro/2019 a 16/outubro/2019. Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data de envio do e-mail constante na mensagem. Não serão aceitas fotos entregues pessoalmente; Endereço de email para envio das fotos em anexo: concursoculturalfotografia2019@gmail.com
3. Das Fotografias: 
3.1. As fotografias deverão fazer referência ao tema: “Identidade e Pertencimento”, apresentando imagens que denotem memórias afetivas pessoais e que contenham explicação e visão do fotógrafo em relação a imagem; 
3.3. A Comissão do Concurso reserva o direito de não aceitar imagens que fujam ao propósito do concurso; 
3.4. Poderão ser enviadas somente fotos digitais;
a) Devem ser enviadas em anexo no formato JPG, no tamanho mínimo de 20x30cm, em 150 dpi de resolução; ou em qualidade máxima, acima de 8 megapixels;
 b) Cada arquivo deverá ser nomeado com a seguinte informação:
nome do participante. Ex: josedasilva_1.jpg . 
3.5. As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente, interferindo em composição de cores ou de ambientes; constatada a edição, a foto será desclassificada imediatamente; 
3.6. O material deverá ser enviado por e-mail juntamente com:
Nome do participante:
Número do RG:
Endereço:
Telefone e email:
Local onde a imagem foi registrada:
e a descrição da fotografia:
4. Dos Resultados:
4.1.  Serão escolhidas 10 fotos para compor uma exposição "Um Lugar de Memória”; 
4.2 Será premiada apenas uma foto; 
4.3. A foto ganhadora será capa do Jornal A Palavra do dia 25 de outubro de 2019; 
4.4. A divulgação dos selecionados será realizada até o dia 20 de outubro de 2019 nos sites e blogs dos promotores do concurso. Será entregue a premiação na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, em data ainda a ser definida. Após o comunicado de seleção, o autor da foto terá três dias para assinar e enviar o termo de liberação de imagem para fins da Exposição das fotos, incluindo inserções no Jornal do A Palavra; 
4.5. O nome do autor da foto será citado em qualquer exposição da imagem enviada para o concurso.
5. Do julgamento: 
5.1. As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta pela equipe organizadora do concurso; 
5.2. Serão avaliados pela comissão julgadora:
a) Coerência com o tema;
b) Emoção captada pela foto;
c) beleza plástica da imagem;
d) Dados técnicos;
e) Conformidade com o local indicado e
f) Ausência de edição de imagem; 
5.3. A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente as fotografias apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados pessoais solicitados; 
5.4. Os ganhadores serão notificados pelos sites e Blogs dos Promotores até o dia 20 de outubro de 2019.
6. Da Premiação:
6.1. A fotografia classificada em 1º lugar receberá um troféu e um certificado. 
6.1. As (10)dez primeiras fotos classificadas serão utilizados para a exposição “Identidade e Pertencimento de Caçapava do Sul”, no Espaço Cultural Legislativo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.
7. Disposições finais: 
7.1. Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso pelo Concurso para a divulgação no Jornal A Palavra e em exposições relativas ao tema, bem como nas mídias eletrônicas e impressas; 
7.2. As fotos da exposição não serão devolvidas; 
7.3. A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso; 
7.4. Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº 5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30; 
7.5. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil; 
7.6. Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso; 
7.7. Não poderão participar do concurso funcionários das empresas parceiras do Concurso;
8. O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, consequentemente, do respectivo participante.
9. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.
10. Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas para: concursoculturalfotografia2019@gmail.com

terça-feira, 28 de maio de 2019

Projeto Social – exposição

Aconteceu no dia 20 de maio, dentro da programação da Feira do Livro de Caçapava do Sul, a exposição “50 coisas que todo o caçapavano deve fazer antes de morrer” no Espaço Cultural Legislativo, na Câmara de Vereadores.

Estão expostos Cadernos elaborados no Projeto Social que apresentam com desenhos e 88 palavras sugestões dos 35 alunos do 9° ano da Escola Cônego Ortiz para um cotidiano simples, mas feliz, de todo caçapavano.

O lançamento contou com duas turmas do 9° ano da Escola Dinarte Ribeiro, Vereadores e assessores de comunicação Presidente da Câmara de Vereadores, Direção da Escola Cônego Ortiz, coordenação do Projeto Caminhos do Sul da América e demais visitantes.

A exposição fica aberta a visitação, das 9h as 15, até o dia 31 de maio.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Exposição Educadoras Rurais na Feira do Livro

Nos dez dias de evento da 29ª Feira do Livro de Caçapava do Sul, esteve a mostra os painéis da exposição “Educadoras Rurais” que foram apresentados no Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

O Projeto Caminhos do Sul da América completa nesse ano de 2019, oito anos, e para celebrar estará reapresentando as várias atividades realizadas nesse período, como esta exposição.

Projeto Social – Certificados

No dia 22 de maio, aconteceu na 29ª Feira do Livro de Caçapava do Sul a apresentação do Caderno ”50 coisas que todo caçapavano dever fazer antes de morrer” pelo representante dos alunos do 9° ano, Eduardo da Silva Bibiano, ao auditório da feira.

Na oportunidade, a Direção da Escola Cônego Ortiz recebeu os 35 Certificados dos alunos que participaram das atividades do Projeto Social que encerraram em 40 horas.


A apresentação contou com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, apoiador do Projeto Social, na presença do Presidente Vereador Silvio Tolfo Tondo e do Assessor de Comunicação, Lorenzo Stefani.

Estande do Sebo, na Feira do Livro

 Em quarta edição o Estande do Sebo, na 29ª Feira do Livro, operou em pleno êxito. Variedades de livros literários, maioria em ótima qualidade, circularam no estande nos dez dias de feira.
Os livros foram doados pela comunidade caçapavana e vendidos a preços bem acessíveis (R$1,00 a R$5,00) aos visitantes e apreciadores de boa literatura. O faturamento é revertido a sustentabilidade do evento. Os livros restantes foram doados a Escola Cônego Ortiz, APAE e Clube Recreativo Harmonia.
O Projeto Caminhos do Sul da América e Comissão da Feira do Livro de Caçapava do Sul, parceiros desta inciativa, agradecem a todos pela doação dos livros usados, contribuição voluntária e preferencia no estande.