Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Luís Carlos Melo Lopes, jogador Caçapava

Faleceu, 27/06/2016, aos 61 anos, um dos maiores ídolos da história colorada. Luís Carlos Melo Lopes, natural de Caçapava do Sul/RS, ficou conhecido pelo nome de sua cidade: Caçapava. O ex-volante jogou no Internacional na década de 70, trazendo diversas alegrias à torcida colorada.

Em um time onde quase todos atacavam e tinham qualidade para isso, o volante Caçapava era o responsável pela guarnição da defesa colorada. Junto com Falcão, Carpegiani e depois Batista, formou um dos meio-campos considerados dos sonhos pelos colorados mais antigos. Como marcador implacável, anulou grandes craques que ousaram ameaçar os defensores do Inter, como Adãozinho e Palhinha, na final do Campeonato Brasileiro contra o Cruzeiro em 1975, e Geraldão, do Corinthians, em 1976.

O volante deu seus primeiros passos no Gaúcho, time de Caçapava do Sul, então com seus 18 anos de idade. Em 1972 transferiu-se para Internacional, onde, aos poucos, começou a trilhar o caminho das grandes conquistas. Em 1974, conquistou seu primeiro grande título com a camisa colorada, o primeiro Campeonato Gaúcho de muitos outros que estavam por vir – venceu também em 1975, 1976 e 1978. Um ano depois, deparava-se com um Beira-Rio completamente lotado para a grande final do Brasileirão, diante do forte Cruzeiro. Placar de 1 a 0 para o Inter, gol de Figueroa, por quem Caçapava nutria grande amizade. Em 1976, veio o bicampeonato, vitória de 2 a 0 em cima do Corinthians de Neca, Ruço, entre outros.

Para os colorados que assistiram ao vivo aos craques da década de 70 desfilarem pelos gramados do Brasil, uma lembrança há de ficar. Caçapava era o cão de guarda da meia-cancha colorada, e não dava descanso e nem sossego para os atacantes e meias mais desavisados.

Atualmente, Caçapava trabalhava no setor de relacionamento social do Internacional e participava dos eventos consulares do Colorado.

Posição: Volante

Data de Nascimento: 26/12/1954
Naturalidade: Caçapava do Sul (RS)


Período: 1974 - 1978
Estreia: 15/12/1974

Títulos:
Campeonato Gaúcho: 1974, 1975, 1976 e 1978
Campeonato Brasileiro: 1975 e 1976

11ª Festa Mundial do Folclore -Grupo Folclórico Pálava, República Tcheca

Fonte: Os Chimangos
Representando a República Tcheca, participa na Festa Mundial do Folclore o grupo Folclórico Pálava. O grupo é uma associação sem fins lucrativos da cidade de Mikulov. Foi criado em 1979 e, desde 1990, tem sido um membro fundador da Associação de Folclore da República Tcheca, onde participam crianças, jovens e idosos. Trabalha na reconstrução e preservação das danças históricas, do folclore, das tradições e canções de diferentes partes da Morávia do Sul, região da República Tcheca, que são mostradas em sua forma mais autêntica. Interpreta com sensibilidade danças e costumes da região de Mikulov e das regiões que fazem fronteira, como Hanácké Slovácko e Podluzi. O grupo Pálava participou em festivais internacionais na Alemanha, Áustria, Albânia, Croácia, Bélgica, França, Bulgária e Iraque.

domingo, 26 de junho de 2016

11ª Festa Mundial do Folclore - Ballet Folklórico de la Universidad Mayor de San Simón, Bolívia

Fonte: Os Chimangos

Criado no ano de 1995 na cidade de Cochabamba, o Ballet Folklórico de la Universidad Mayor de San Simón expressa, difunde e preserva o Patrimônio Cultural da Bolívia. No Festival Mundial de Folclore em Agrigento, na Itália, o grupo boliviano foi listado dentre os 20 melhores grupos a nível mundial, sendo convidado para representar a América do Sul.

11ª Festa Mundial do Folclore - Compañia de Danzas La Popular, Argentina

Fonte: Os Chimangos
Mais uma vez nossos hermanos da Argentina estarão presentes na Festa Mundial do Folclore, país que participa do festival desde sua primeira edição em 1992.

Este ano na 11ª Festa Mundial do Folclore, quem irá representar a cultura e o folclore argentino é a Compañia de Danzas La Popular, da cidade de Buenos Aires. La Popular foi criada no ano de 2005, o grupo tem uma estética moderna sustentada por uma profunda raiz folclórica.

11ª Festa Mundial do Folclore - Saint-Amand – Montrond, França

Fonte: Os Chimangos
Les Forestins vem representar a França na 11ª Festa Mundial do Folclore.

O grupo de artes e tradições da região de Berry, centro da França, foi fundado em 1977 e tem sua sede na cidade de Saint-Amand – Montrond. As apresentações do grupo são um testemunho da vida na região de Berry do século XIX. Seu espetáculo é acompanhado pela sanfona, gaita e acordeão diatônico, e apresentam seu repertório dançado, cantado e tocado com o traje dos camponeses da sua região.

11ª Festa Mundial do Folclore – Ralda, Holanda

Fonte: Os Chimangos
Pela primeira vez na Festa Mundial do Folclore, teremos a Holanda participando de nosso festival. O grupo vem da cidade de Raalte e foi fundado em 1972. 

Todas as danças são adaptadas para apresentação de palco, preservando elementos autênticos do folclore holandês. Para suas danças irão utilizar trajes como “Joapikstug”, da região onde vivem, e trajes de outras regiões dos Países Baixos. Os sapatos de madeira não irão faltar, claro! O grupo já participou de muitos festivais em outros países, como na Alemanha, Polônia, China, França e Peru.


“Nós, os participantes do grupo Ralda, estamos muito animados em dançar em seu festival. Vamos levar amor e amizade.”

11ª Festa Mundial do Folclore - Associazione Culturale Zampognaro Lagaro, Itália

 Fonte: Os Chimangos

Recebemos pela primeira vez na Festa Mundial do Folclore é a Itália da cidade de Pomarolo, a “Associazione Culturale Zampognaro Lagaro” foi fundada no ano de 2007. 

O projeto é focado nas danças folclóricas e na cultura da província de Trento. É composto por músicos, dançarinos, professores de dança folclórica. O grupo Zampognaro Lagaro usa traje inspirando nas aquarelas pintadas no início do século 19 por Carl Von Lutterotti. Já participou do desfile do Dia de Colombo, em Nova Jersey nos EUA, apresentou-se em Portugal e na Hungria, e em 2014 recebeu homenagem no Vaticano com o Prêmio Giuseppe Sciacca pela promoção e difusão das tradições populares.

Paulo Stein, de moto pelo Caminhos do Sul da América

Quem vivenciou os Caminhos do Sul da América, por duas rodas, foi o paulistano Paulo Stein. Viajou de moto - BMW G650.  Saiu de Taubaté – SP, passou pelo Paraguai, Argentina, Chile (Deserto do Atacama ) e Uruguai. Stein fez a viagem em 24 dias percorrendo cerca de 8800km, em abril 2016. 
Confira o vídeo.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

11ª Festa Mundial do Folclore – Caçapava do Sul – de 02/07 a 12/08

Caçapava do Sul está a 30 dias de receber a 11ª edição da Festa Mundial do Folclore, uma promoção do Grupo de Arte  “Os Chimangos”, com o apoio da Prefeitura Municipal. Esta será a maior festa em número de grupos participantes.
De 02 de julho a 12 de agosto estarão em Caçapava grupos especialmente vindos da Argentina, Bolívia, França, Holanda, Itália e República Tcheca que juntamente com Os Chimangos preparam grandes espetáculos a comunidade Caçapavana. Os shows no Ginásio de Esportes e Cultura “Melão” serão nos dias 08 e 09 de julho.
Grupos participantes:

Argentina
Grupo La Popular Cia de Danças
Buenos Aires - Argentina

Bolívia
BALLET FOKLORICO UMSS
UNIVERSIDAD MAYOR DE SAN SIMON - COCHABAMBA - BOLIVIA

França
Groupe Les Forestins
St Amand-Montront - France

Holanda
Dansgroep Ralda
RALDA – Raalte – Holanda

 Itália
Groupe  ZAMPAGNORA LAGAR
Associazione Culturale Zampognaro Lagaro

Reública Tcheca
Folklore group Palava

Mikulov - Czech Republic

Semana Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, a equipe infanto-juvenil da Oficina Leitura e Papel, na Casa do Poeta, leram e refletiram sobre o tema e receberam o livrinho “Caminhos do Sul da América” que trata sobre o desenvolvimento sustentável do turismo de Caçapava do Sul e região. Também, elas curtiram e viajaram. Parabéns as leitoras!