As heróicas legiões que no extremo sul do Brasil se debatiam pela implantação do regime republicano, muito já haviam pelejado em prol de ideais de liberdade, igualdade e humanidade, quando no dia 20 de setembro de 1835, rebentava a Revolução Farroupilha com a proclamação de Piratini. O fim da revolta foi em 1845, sem que os objetivos fossem alcançados, mas com importantes conquistas.
Em 1854, os mesmos farroupilhas que haviam lutado contra o Império Brasileiro foram os que defenderam o Brasil contra as pretensões expansionistas do ditador argentino, Rosas. Em 1865, os gaúchos formaram vários “Corpos de Voluntários da Pátria” para a formação do exército da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai, combatendo o Paraguai e seu ditador Solano Lopes. Depois da Guerra do Paraguai tem início da modernização do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul.
No dia 20 de setembro, o rio-grandense se reconhece através de figuras lendárias, dos sonhos, tradição, acontecimentos e das influencias, cuja inspiração no seu maior grão, define moralmente as virtudes da raça.
Veja mais: